Madeira

Pais e professores fundamentais para jovens melhor enfrentarem os desafios do mundo digital

None

'Emoções Princípios e Valores num Mundo Digital' é o tema em destaque numa conferência que decorre no Teatro Municipal Baltazar Dias e em que o presidente da Câmara Municipal do Funchal fez questão de salientar a importância de pais e professores para a formação dos jovens, por forma a que possam melhor enfrentar os desafios e perigos do mundo digital.

O papel destes educadores passa também por uma "correcta utilização" das ferramentas digitais, bem como pela necessidade de serem informados das "principais dificuldades" e também perigos, não esquecendo nunca os valores e a partilha/colaboração entre todos. 

Segundo nota à imprensa, Pedro Calado explicou que vivemos sem convívio directo, mesmo com os que nos são mais chegados, sem um toque, gesto, olhar, sendo certo que estamos a formar os mais jovens para "um mundo muito diferente do nosso", em que, reforçou, "as crianças já começam muito mais cedo" no contacto e uso desta nova realidade.

Deste modo, como concluiu, é importante a transmissão aos mais jovens de "desenvolvermos projectos, entre os miúdos" da necessidade de se aprender "a construir um mundo, sobretudo com a partilha", contrariando o próprio isolamento que tantas vezes se assiste no digital.

O autarca apontou ainda que deve haver uma trabalho de realçar os aspectos positivos do desenvolvimento, sem, contundo, ser esquecida a capacidade existente "de vivermos em partilha, em comunhão, com as pessoas que vivem à nossa volta, sobretudo criando laços de amizade". 

De acordo com a mesma nota, a conferência 'Emoções Princípios e Valores num Mundo Digital' tem por objectivo convidar toda a comunidade educativa a reflectir sobre o papel dos valores educacionais com vista à construção de uma sociedade humana, inclusiva e sustentável e, além do presidente da CMF, contou ainda, na abertura, com a presença da vereadora com o pelouro da Educação, Helena Leal.

A manhã de hoje contou com as intervenções de Alcina Sousa, da Universidade da Madeira; Renato Gomes Carvalho, da Ordem dos Psicólogos Portugueses; e de Jacinto Jardim, da Universidade Aberta. 

A parte da tarde contará com a perspectiva de professores e alunos participantes no Projeto de Educação e Empreendedorismo promovido pelo Município do Funchal. Primeiro, com uma mesa redonda sob o mote “Contruir Escolas com Valor(es)” com os representantes das escolas: Carla Freitas, da EB1 Dr. Eduardo Brazão de Castro, Maria Filipa Mendonça, da EB1/PE da Pena, Pedro Louro, da EB1/PE Visconde Cagongo, Énia Freitas da EB1/PE de Santo Amaro, e Vânia Silva do Externato Princesa Dona Maria Amélia, com a moderação de Jacinto Jardim.

O encerramento vai contar com a participação de 200 crianças, com idades entre os três e os dez anos, de escolas do Município do Funchal.