Madeira

Comércio digital é tema de debate no Roteiro INCoDe.2030

Tome nota da agenda para esta quarta-feira, 24 de Maio

None

A cidade do Funchal acolhe esta quarta-feira, 24 de Maio, às 9 horas, no Museu da Electricidade- Casa da Luz, o Roteiro INCoDe.2030 – Capacitação Digital, com um programa dedicado ao comércio digital. Entre as diversas iniciativas estão workshops práticos e projectos locais com âmbito nacional, que têm promovido a utilização da internet e das tecnologias por todo o país.

O INCoDe.2030 é uma iniciativa criada em 2017, pelo Governo da República, que pretende reforçar as competências digitais dos portugueses. Sendo estas habilitações consideradas essenciais, por facilitarem a empregabilidade e dar resposta às exigências da crescente digitalização do mercado de trabalho, torna-se necessário perceber o que são.

Ao DIÁRIO, Luísa Ribeiro Lopes, coordenadora geral deste projecto, explica: “Estamos a falar de tudo, desde a literacia digital mais básica, que consiste no acesso à Internet, saber navegar, saber criar um e-mail, saber fazer uma pesquisa, saber utilizar um serviço público digital, mas também fazer uma formação mais específica e mais avançada que passa pela questão da cibersegurança, da percepção dos dados e da privacidade, que hoje é tão importante”.

Mas é também sermos nós geradores de conteúdos para digital e saber distinguir o verdadeiro do falso quando estamos a navegar e sem esquecer a qualificação mais avançada. Luísa Ribeiro Lopes, coordenadora-geral INCoDe.2030

Num horizonte temporal que se estende até 2030, o INCoDe pretende então colocar Portugal ao nível dos restantes países europeus no que diz respeito a esta dimensão.

Desde 2014 que a Comissão Europeia tem acompanhado o progresso digital dos estados-membros da União Europeia (UE), através dos relatórios do Índice de Digitalidade da Economia e da Sociedade (IDES). Em cada relatório anual é possível identificar áreas de intervenção prioritárias, assim como capítulos temáticos que fazem uma análise às principais áreas da política digital ao nível da UE.

Portugal, em 2022, ocupava o 15.º lugar entre os 27 países pertencentes à União Europeia no IDES, em comparação ao ano anterior, o país subiu uma posição. “O nosso objectivo é chegarmos a 2030 entre os primeiros dez da União Europeia, em termos de competências digitais”, exorta Luísa Ribeiro Lopes.

Questionada sobre os benefícios da digitalização, a coordenadora-geral esclarece que “são óbvios quer em termos ambientais, quer em termos de sustentabilidade”.

Nós sabemos que o digital é promotor de um mundo mais sustentável. É melhor porque retira tudo o que são tarefas repetitivas e, no fundo, qualifica mais o trabalho. As desvantagens é que não podemos querer fazer esta transformação sem capacitar as pessoas e sem que estejam todas preparadas para esta transformação. E este é o trabalho essencial que o INCoDe faz, para além de sensibilizar junto das iniciativas que promovem esta capacitação para a transformação que é obviamente positiva, com alguns pontos que nós temos que fazer que sejam cada vez mais marginais, porque as pessoas terão cada vez mais competências para a utilização do digital. Luísa Ribeiro Lopes, coordenadora geral INCoDe.2030

Voltando ao Roteiro INCoDe.2030 - Capacitação Digital este pretende desenvolver estudos, iniciativas, medidas e plataformas que potenciem uma maior "inclusão e literacias digitais, produzindo e apresentando resultados efectivos, quer no âmbito do desenvolvimento de competências digitais, de capacitação e qualificação, quer numa perspectiva transversal a todos os programas de integração de género", refere a página on-line da iniciativa. 

Este roteiro já percorreu outras nove cidades portugueses, sendo então o Funchal a décima a receber o evento.

No que concerne ao programa, hoje apresentado neste roteiro, este terá, como já referido, diversas iniciativas apoiadas pelo Roteiro INCoDe.2030, como um debate sobre o 'Comércio Digital', a apresentação da Economia Digital e uma sessão dedicada a iniciativas locais.

Vão também existir três workshops: um dedicado à cibersegurança, outro sob o tema 'Apps for good', dirigido aos professores, e ainda outro dedicado à engenharia. "Serão três workshops práticos que vão decorrer em simultâneo com o evento. O primeiro, o da manhã, é o programa 'Engenheiras Por Um Dia', que no fundo visa a inspirar jovens madeirenses a seguir as áreas das engenharias. Existem um problema grande de género nas escolhas das profissões e nós queremos no fundo sensibilizar. Queremos sensibilizar as raparigas para o facto de estas áreas também serem delas porque nós só temos 29% de mulheres a trabalhar nas áreas TIC [Tecnologias da Informação e Comunicação], que é um problema em termos europeus e também em Portugal e queremos fazer este trabalho com os mais jovens, portanto vamos ter este 'workshop' para as escolas", referiu Luísa Ribeiro Lopes.

Vamos ter um workshop de cibersegurança do .PT com a PSP, que visa basicamente olhar para as matérias de cibersegurança. É sempre um workshop muito apetecido, dirigido a pessoas individuais e às empresa. Depois o programa 'Apps For Good', que é dirigido a professores, no fundo tem abordagem metodológica de ensino baseado nos objectivos de desenvolvimento sustentável e na elaboração de aplicações juntamente com os alunos. É muito interessante e já está na Madeira e que no fundo é uma forma também de dinamizar mais este programa.  Luísa Ribeiro Lopes, coordenadora geral INCoDe.2030

A iniciativa é aberta a todos os interessados, bastando apenas uma inscrição prévia. "Estão todos convidados. Pessoas que venham de empresas, mas também pessoas individuais, os mais velhos que queiram aprender um pouco sobre cibersegurança, os mais jovens que queiram estar quer no 'Apps For Good', quer no 'Engenheiras por um dia' e qualquer pessoas que esteja interessada no digital. Vai ser certamente um momento bom. Convidamos a todos que participem e que se inscrevam. É gratuito e nós estaremos para tornar o evento interessante", conclui a coordenadora geral. 

Outras iniciativas que marcam a agenda regional no centésimo quadragésimo quarto dia do ano. Faltam 221 dias para o termo de 2023.

- 9 horas: Reunião plenária n.º 63, na Assembleia Legislativa da Madeira;

- 9h30: Nos dias 24 e 25 de Maio, será dinamizado o 3.º workshop internacional do Ageless - 'Engaging persons with disabilities t risk of premature ageing in physical exercise and sport activity at home', nas Irmãs Hospitaleiras;

- 10 horas: Assinatura do protocolo de cooperação entre a Caixa Central de Crédito Agrícola Mútuo e a Madeira Parques Empresariais, na Rua do Sabão;

- 10 horas: Semana Europeia da Saúde Pública 2023. Até ao final da semana está a decorrer um Ciclo de Conversas com profissionais da área da saúde. Para esta quarta-feira, o tema em destaque é o 'Acesso a cuidados e informação em saúde'.

-10h30: O Presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, é o preletor de uma conferência subordinada ao tema da Autonomia na Escola Básica e Secundária de Machico.

-11h00: Reunião da 4.ª Comissão Permanente de Equipamento Social e Habitação, na Assembleia Legislativa da Madeira;

-11h45: Associação de Estudantes da Escola Secundária Francisco Franco organiza uma palestra/debate intitulada 'Debate: Em quem vou votar?', que contará com a presença de diversos partidos.

- 12 horas: Apresentação pública do Madeira Island SUP Challenge, no Centro de São Lázaro.

- 12h45: Conferência dos Representantes dos partidos, na Assembleia Legislativa da Madeira;

-16h30: O secretário regional das Finanças, Rogério Gouveia e o secretário regional da Saúde, Pedro Ramos, assinam o Acordo Colectivo de Trabalho para a implementação do Sistema de Avaliação do Desempenho no SESARAM, no Salão Nobre do Governo Regional;

-18h00: Assinatura de 21 contratos-programa no âmbito dos Programas de Apoio ao Associativismo Juvenil e Estudantil;

-19h00: Apresentação do Rali da Ribeira Brava, na sede do Clube Desportivo da Ribeira Brava;

- 12.ª edição do Festival da Truta/Rota da Sidra, que decorre de 24 a 28 de Maio.

Principais acontecimentos registados no mundo a 24 de Maio,  Dia Europeu dos Parques Naturais:

1830 - Início da primeira ligação de caminhos-de-ferro, nos EUA, para o transporte regular de passageiros, entre Baltimore e Elliott's Mills.

1883 - Abre ao tráfego a Ponte de Brooklyn, em Nova Iorque.

1898 - Nasce o escritor português Ferreira de Castro, autor de "A Selva" e "Emigrantes".

1930 - É publicado o primeiro número do 'Diário de Coimbra'.

1944 - O ditador Oliveira Salazar reafirma a recusa da suspensão do envio de volfrâmio para a Alemanha nazi, num encontro com o embaixador inglês, apesar das pressões do Governo britânico e do próprio Presidente Óscar Carmona.

1947 - É criada a OCDE, para gerir o Plano Marshall de reconstrução da Europa destruída pela Segunda Guerra Mundial. Tem início o Fórum, com a presença do presidente do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy. O Conselho ministerial reúne-se nos dias 25 e 26.

1969 -Vai para o ar na RTP o Zip-Zip, o primeiro talk Show da televisão em Portugal, apresentado por Carlos Cruz, Fialho Gouveia e Raul Solnado. O primeiro entrevistado é o pintor, escultor e poeta Almada Negreiros.

1974 - É fundado o Partido Popular Monárquico, a partir da Convergência Monárquica formada em 1971 (Movimento Popular Monárquico, Liga Popular Monárquica e Renovação Portuguesa).

1994 - São condenados a 240 anos de prisão os autores do atentado ao World Trade Center, em Nova Iorque, em 1993.

2005 - António Guterres é nomeado Alto-Comissário das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR).

2022 - A Roma, treinada pelo português José Mourinho, conquista a primeira edição da Liga Conferência Europa em futebol, ao bater na final o Feyenoord por 1-0, em Tirana, para conquistar o seu segundo troféu europeu, 61 anos depois.

Pensamento do dia

Há três categorias de homens: a) os que contam a sua história; b) os que não a contam; c) os que não a têm". Max Aub (1902-72), escritor espanhol.