Madeira

Há 19 anos assinalou-se pela 1.ª vez o Dia Internacional da Criança Desaparecida e Abusada Sexualmente

Reveja as edições de 25 de Maio de 2004, 1996 e 2000 no nosso 'Canal Memória'

None

Foi a 25 de Maio de 2004 que se assinalou o Dia Internacional da Criança Desaparecida e Abusada Sexualmente. Vitor Alexandre, lamentava que, mesmo quando havia prova feita e testemunhas, muitas famílias optassem por retirar a queixa contra os abusadores sexuais dos filhos.

Uma das pessoas com quem o DIÁRIO falou na época foi a mãe de Sofia, a menina que foi levada pelo pai e que, ainda hoje, ninguém sabe do seu paradeiro. O outro caso de crianças desaparecidas na Madeira, era o de João Teles, que apanhou o autocarro para a escola e nunca mais foi visto.

"Dos 70 inquéritos abertos pela Polícia Judiciária por abuso sexual de crianças e adolescentes, uma parte importante acabou arquivada por as famílias entenderem que era melhor não dar seguimento à queixa. Decisões que levam Vítor Alexandre, director regional da Polícia Judiciária, a afirmar que, na Madeira, ainda se aceita os crimes sexuais como normais", referia o DIÁRIO em 2004.

IV Meeting Internacional de Atletismo trouxe ‘estrelas’ à Madeira

Foi em 1996 que o Estádio dos Barreiros recebeu o IV Meeting Internacional de Atletismo, que trouxe à Região dezenas de atletas, entre eles muitas caras conhecidas dos madeirenses. Na edição de 25 de Maio, o DIÁRIO falava do destaque dado ao salto em comprimento e também ao dardo.

Fernanda Ribeiro, campeã do Mundo, vinha à Madeira para a prova dos 1.500 metros e a selecção de Cuba trazia 11 atletas de nível mundial.  A portuguesa recuperava de uma lesão, mas mostrava-se em boa forma física.

Jaime Jefferson era o principal candidato no salto em comprimento, seguido do português Carlos Calado. Os atletas que batessem recordes do meeting recebiam 40 mil escudos.

Acidente na via rápida deixou ‘fugir’ três vacas

Na secção de Casos do Dia, a 25 de Maio de 2000, dávamos conta de um acidente insólito na via rápida, na zona de Santa Rita. Um jipe embateu numa carrinha de caixa-aberta, onde eram transportadas vacas. Os animais acabaram por escapar e vaguear pelo Caminho do Arieiro.

O gado dirigia-se ao Matadouro do Funchal e acabou por ser recuperado na Estrada Monumental e no centro da freguesia de São Martinho por transeuntes.