Madeira

Dia Internacional da Diversidade Biológica assinalado pela CMF

None

Como forma de assinalar o Dia Internacional da Diversidade Biológica, que se comemora hoje, o município do Funchal dinamizou um conjunto de actividades. 

"Teremos assim a participação de três escolas, nomeadamente, a Escola Ribeiro Domingos Dias, a Escola da Marinheira e o Infantário da Graça, que, no Parque Ecológico do Funchal, puderam identificar um conjunto de plantas, tais como o maçaroco, a estreleira, o gerânio, etc.., observando algumas características distintivas destas espécies", refere uma nota de imprensa.

Foram também sensibilizados sobre a importância das flores e dos polinizadores, bem como descobrir a diversidade destes elementos que existem no nosso Parque. Foram cerca de 100 alunos, com idades entres os 3 e os 9 anos, que foram recebidos e elucidados sobre esta temática pela equipa do Parque Ecológico do Funchal".  Câmara Municipal do Funchal 
Paralelamente, decorreu outra actividade orientada para utentes do Ginásio de Santo António, que realizaram um percurso pedestre que promoveu o contacto com a biodiversidade do Parque. Estes 29 participantes tiveram  assim a oportunidade de observar e apreender a diversidade de flora e fauna deste espaço".  Câmara Municipal do Funchal 

Segundo a vereadora Nádia Coelho, o Dia Internacional da Diversidade Biológica "deve servir como chamada de atenção para que nós, como comunidade, reexaminemos a nossa relação com o mundo natural".

"Os avanços tecnológicos não suplantam a realidade de que estamos integrados num ecossistema, e que este necessita de estar saudável e equilibrado, para também estarmos bem como espécie, indivíduos e grupos. Temos de respeitar, proteger e reparar a nossa riqueza biológica, para salvaguarda do nosso presente e do futuro das nossas gerações. O papel do Parque Ecológico do Funchal neste processo de conservação tem sido fundamental, contribuindo com as suas ações para a salvaguarda da biodiversidade deste espaço e para a sustentabilidade do nosso território. É por isso importante estas ações de sensibilização para públicos-alvo diversos, para passar esta mensagem que depois irá replicar-se através destes novos porta-vozes, na família, com os amigos e no meio escolar", refere através da mesma nota.

O Dia Internacional da Diversidade foi proclamado pelas Nações Unidas a 22 de Maio de 1992, data do texto final da Convenção da Diversidade Biológica.