Madeira

Madeira produz 25 toneladas de truta por ano

Os peixes que saem da exploração no Chão da Ribeira destinam-se apenas ao mercado regional

None
Foto: Shutterstock

Além das iniciativas associadas ao Festival da Truta – Rota da Sidra, que decorre em São Roque do Faial, saiba que outras iniciativas estão previstas para hoje, Dia Mundial do Sapateado e Dia Nacional dos Jardins

Por ano, a Madeira produz entre 20 e 25 toneladas de truta, através da exploração aquícola de água doce existente no Chão da Ribeira, a única do género a operar na Região.

Toda a produção tem como destino o mercado regional, conforme deu conta, ao DIÁRIO, Fábio Sousa, o actual co-proprietário daquele espaço, criado pelo seu pai em 1985. “Temos uma produção muito ajustada ao nosso leque de clientes, tendo em conta que este produto não é exportado”, aponta, ao referir que a margem de crescimento não é muito grande.

O empresário mostra-se empenhado em dar continuidade ao negócio de família, embora reconheça que a rentabilidade “não é muito grande”, estando ainda a recuperar das contrariedades ditadas pela pandemia da covid-19.

A situação foi agravada, diz, com a inflação e com as contingências da guerra na Ucrânia. “O capitalismo tem tornado as coisas ainda mais complicadas”, atira, não deixando de constatar que “as matérias-primas têm vindo a aumentar, o que por sua vez dita o aumento dos preços das rações”, por isso, e pela primeira vez em 20 anos, viram-se forçados a actualizar o preço de venda da truta”, contatou o jovem empresário.

Além disso, Fábio Sousa nota a necessidade que sentiu de reajustar, também, alguns procedimentos internos, para tornar o negócio mais eficiente, isso sem colocar em causa a qualidade do produto, que, no seu entender, é uma das mais-valias desta exploração. São ali produzidas sobretudo trutas arco-íris, com origem no continente americano, e trutas europeias. As trutas de cor amarela, que recentemente foram consideradas uma sub-espécie, são outra das produções desta exploração do Seixal.

As várias etapas da produção são todas feitas na exploração do Chão da Ribeira. Por ano, em média, as necessidades são excedidas em 10% do que o necessário para satisfazer a procura do mercado regional, de modo a assegurar a continuidade de exemplares para as produções seguintes.

“São animais que precisam do seu tempo para comer, e não podemos fazê-los crescer à pressa. Isso será um desperdício de matéria-prima e a qualidade final do produto poderá não ser a melhor”, aponta, realçando a facilidade em produzir sem pressão por parte dos clientes, com a margem a ser maior graças à inexistência de concorrência.  

Na verdade, todo o concelho de Santana é, já há muitos anos, muito conhecido pela inserção da truta na sua gastronomia. Praticamente todas as freguesias têm uma forma particular de confeccionar este peixe, não propriamente uma forma diferente, mas todas incluem a truta no seu cardápio, muito impulsionada pelo histórico da produção existente no Ribeiro Frio, ainda que sem fins comerciais. Fábio Sousa, empresário

Com a realização do XII Festival da Truta – Rota da Sidra, que acontece até domingo na freguesia de São Roque do Faial, o empresário reconhece que as vendas sobem sempre um pouco mais, sobretudo com algum fornecimento de trutas para o próprio evento.

Depois da abertura que ontem teve lugar, hoje o certamente é mais dedicado à sidra, com algumas conferências sobre esse produto agendadas para as 19h30, seguindo-se, uma hora depois, um convívio para os produtores de sidra da freguesia, que contará com a actuação do Grupo Recreativo da Casa do Povo de São Roque do Faial, entidade organizadora do certame. 

O DIÁRIO falou com Heliodoro Dória para saber um pouco mais sobre a edição deste ano, a décima segunda. O presidente da Casa do Povo referiu que este ano o evento volta a ter o seu palco principal no polidesportivo da freguesia, junto ao Edifício Escolar de São Roque do Faial, na parte baixa da freguesia, no sítio dos Terreiros. 

Este será o segundo ano que este festival decorre neste espaço, considerado pela organização um local mais atractivo para os visitantes, pela sua proximidade à Via Expresso. O facto de ficar junto à Ribeira de São Roque do Faial é outra das vantagens apontadas por aquele responsável, já que desta forma está potenciada a prática de pesca desportiva naquela linha de água, actividade impulsionada pela cedência de trutas por parte do IFCN. Heliodoro Dória reforça que as trutas, depois de pescadas são de novo lançadas à água de modo a possibilitar este passatempo a um maior número de pessoas. 

O festival prolonga-se pelo fim-de-semana, sendo que a partir de amanhã a truta volta a ganhar destaque com a realização de alguns 'show-cooking'. Esse dia fica ainda marcado pela abertura do XXIX Encontro de Grupos Culturais do Concelho de Santana. 

Serão vários os artistas a passar pelo palco nos próximo dias, com destaque para Miro Freitas, Roni de Melo ou o Dj Oxy. 

Mas, neste segundo dia do XII Festival da Truta – Rota da Sidra, que decorre até domingo na freguesia de São Roque do Faial, o DIÁRIO revela, também, que no primeiro trimestre deste ano foram emitidas, pelo Instituto das Florestas e Conservação da Natureza (IFCN), 151 licenças para pesca em águas interiores, actividade que tem como foco a pesca à truta.

Das autorizações de pesca emitidas em 2023, a maioria, 119, foram licenças anuais, 31 foram licenças de pesca temporária para turistas e houve apenas uma licença de pesca dominical. Olhando os números do ano passado, constata-se que, em 2022, o IFCN emitiu 198 licenças de pesca anuais, 76 para turistas e uma dominical, num total de 275 licenças. Todas estas autorização destinam-se a quaisquer águas interiores da Ilha da Madeira, onde seja permitida a pesca.

No somatório do ano passado com o ano corrente, percebemos que quase 75% das licenças foram para residentes e as restantes para turistas.

Durante muito tempo, as trutas que surgiam nas linhas de água regionais eram sobretudo provenientes dos repovoamentos feitos pelas instâncias governamentais, nomeadamente o Instituto de Florestas e Conservação da Natureza.

Para dar resposta a essa necessidade, foi criado, em 1960 o Posto Aquícola do Ribeiro Frio, espaço que actualmente possui um efectivo reprodutor de trutas com cerca de 500 peixes, que na produção do ano passado rendeu 15 mil peixes jovens, aproximadamente.

Conforme deu conta o IFCN, esta produção destina-se a garantir um stock de peixes jovens que salvaguarde algumas necessidades, nomeadamente "ter sempre peixes em exposição nas suas várias fases de produção, visto o Posto aquícola do Ribeiro Frio ser um local de grande afluência turística e também por ser uma infraestrutura muito requisitada para acções pedagógicas destinadas a alunos das escolas da Região e também, como por vezes acontece, para alunos do exterior, como são exemplo alunos ao abrigo do programa ERASMUS".

A par disso, esse animais devem garantir a renovação continua do efectivo reprodutor desta truticultura, bem como assegurar peixes jovens para as possibilidades de fornecimento a truticultores privados e ainda realizar eventuais repovoamentos das águas interiores, quando efectivamente necessários.

A acontecer, este repovoamento é feito no período Outono / Inverno, ou seja, entre Outubro de um ano e Março do ano seguinte, tendo no passado sido atingidos valores de 12.000 peixes por campanha. 

Mas a agenda de amanhã incluir outras iniciativas que vão além do XII Festival da Truta – Rota da Sidra. 

Em agenda neste dia 25 de Maio:

Política

Às 7h30, os eurodeputados do PCP, João Pimenta Lopes e Sandra Pereira, prosseguem com uma jornada de trabalho bastante preenchia na RAM.

Deputados da CDU no Parlamento Europeu começam a prestar contas aos madeirenses às 5 da manhã

Os deputados da CDU no Parlamento Europeu deslocam-se à Madeira para prestarem contas do trabalho que vêm a desenvolver, neste caso, em prol da Região. O programa da visita de Sandra Pereira e João Pimenta Lopes começa às 5 horas da manhã desta terça-feira, dia 23 de Maio, através de contactos com trabalhadores da empresa Horários do Funchal.

João Lopes contacta, logo à partida, com os trabalhadores da GESBA, na Ponta do Sol; segue-se um contacto com produtores de banana e de cana-de-açúcar, no Lugar de Baixo e Canhas, pelas 11 horas; às 16 horas participa numa iniciativa de prestação de contas sobre a acção dos deputados do PCP no Parlamento Europeu no centro do Funchal/Rua Fernão de Ornelas; para, duas horas depois, contactar com a população das zonas altas de Santa Cruz.

Sandra Pereira, às 7H30, contacta com trabalhadores da GESBA em São Martinho, tendo, às 10H30, encontro ‘marcado’ com a população do sítio da Corrida/Jardim da Serra, onde vai abordar os impactos negativos inerentes ao projecto do teleférico com ligação ao Paredão e ao Curral das Freiras; às 12 horas contacta com estudantes universitários, na Universidade da Madeira; às 18 horas participa no debate ‘Direitos de crianças e pais’, no Jardim de Santa Luzia.

Às 9 horas tem início, na Assembleia Legislativa da Madeira a reunião plenária, que hoje abordará o ‘Estado da Saúde na RAM’, com debate requerido pelo grupo parlamentar do JPP.

JPP chama Governo Regional ao Parlamento para debater Saúde

O Juntos Pelo Povo usa do seu direito regimental e exige que o Governo Regional venha à Assembleia Legislativa da Madeira esclarecer aos deputados e toda a população, o “estado de Saúde da Região Autónoma da Madeira”. Esta indicação foi hoje avançada por Paulo Alves, através de conferência de imprensa.

Às 10 horas tem início uma nova mesa-redonda no âmbito da ‘Semana Europeia da Saúde Pública 2023’, que contará com moderação da jornalista Cláudia Ornelas e terá como convidados Maurício Melim, Hélder Lopes, Bruno Sousa e Nelson Carvalho. A sessão decorrerá, como tem sido hábito, no Centro Cultural Quinta Magnólia.

Semana Europeia da Saúde Pública motiva conversas com peritos na Quinta Magnólia

A Direção Regional da Saúde (DRS) associa-se à comemoração da Semana Europeia da Saúde Pública dinamizando de 22 a 26 de Maio, na Região, um Ciclo de Conversas com Peritos, sobre os temas da Semana Europeia da Saúde Pública. O evento irá decorrer no Centro Cultural da Quinta Magnólia, diariamente, entre as 10h e as 12h, e está aberto a profissionais de saúde e de outras áreas, assim como, à comunidade em geral.

Às 10 horas, Pedro Fino visita as obras de reabilitação que estão a decorrer nas fachadas de sete blocos habitacionais no bairro da Nazaré.

Às 10h30, acontece a Sessão Solene do Dia do Concelho de Santana, cerimónia que contará com a presenla do presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, e de José Manuel Rodrigues, presidente da Assembleia Legislativa da Madeira.

Às 15h30, tem lugar a reunião de Câmara da Ponta do Sol.

Às 18h30 acontece mais um encontro no âmbito do ‘Governo mais próximo’, na Escola Básica e Secundária da Calheta, com o objectivo de dar a conhecer à população em geral os apoios presentemente concedidos às famílias da Região Autónoma da Madeira.

Cultura e espectáculos

Entre as 10 e as 14h30, a Universidade da Madeira recebe o congresso ‘MADEIRA: um jardim Atlântico de raridades’, que se prolonga no dia de amanhã, sempre no auditório do Colégio dos Jesuítas.

Universidade da Madeira recebe congresso 'Madeira: um jardim Atlântico de raridades'

O evento acontece entre os dias 25 e 26 de Maio, numa organização da Associação de Colecções – Coleção Berardo e da Associação Oceano Atlântico

Às 14 horas, a Sonnae – Modelo/Continente (MC) promove a iniciativa 'Caminhar é o melhor remédio', com saída da loja Continente, na Rua do Seminário.

Às 16 horas, tem lugar a inauguração da exposição ‘In Charta’, no Museu de Electricidade - Casa da Luz.

Às 17h30, teremos a inauguração da exposição 'Imagens e Memória do Concelho da Ribeira Brava', no Museu Etnográfico da Ribeira Brava, uma iniciativa que contará com a presença de Eduardo Jesus e José Manuel Rodrigues.

Para a mesma hora está agendada a conferência de imprensa de apresentação do evento ‘BE YOUR CITY - BE YOUNG, BE COOL’, a ter lugar nos Jardins da Ajuda.

Às 18 horas arranca a 9.ª edição do Festival Aleste, na Praia da Barreirinha.

Câmara do Funchal aumenta apoio ao Festival Aleste

Este ano o festival receberá um apoio de 13 mil euros

Entre as 18 e as 19 horas, estão agendadas duas iniciativas na Capela da Boa Viagem, nomeadamente uma exposição e um concerto.

Para as 20 horas está previsto, no Café do Museu, um arraial e espetada de boas vindas, com Diogo Freitas, DJ Ventania, DJ Abrazada e la Flama Branca.

Às 21 horas, estreia ’Quem tem medo de Virginia Woolf - Teatro Feiticeiro do Norte’, no Teatro Municipal Baltazar Dias.

Desporto

Entre as 19h30 e as 22 horas decorrerá, na Praça do Povo, a cerimónia de Abertura do Desporto Escolar, com o desfile das várias escolas.

6.170 alunos e utentes dão vida à semana do Desporto Escolar 2023

A Festa do Desporto Escolar 2023 decorre entre 25 de Maio e 1 de Junho. Vai contar com total de 6.170 alunos e utentes participantes ao longo da semana, pertencentes a 139 escolas e instituições da Região.

Mas que outros acontecimentos marcaram este dia 25 de Maio, no passado? Saiba mais aqui: 

1625 - Isabel de Aragão é canonizada pelo papa Urbano VIII.

1810 - Início da revolta argentina contra Espanha.

1989 - Mikhail Gorbachov é reeleito Presidente da União Soviética, com 95,6 por cento dos votos do Congresso.

1992 - A escritora portuguesa Sophia de Mello Breyner Andresen vence o Prémio de Literatura para crianças da Fundação Gulbenkian.

2006 -O Parlamento aprova a Lei de Procriação Medicamente Assistida.

2008 - A portuguesa Vanessa Fernandes, campeã do Mundo e recém-sagrada pentacampeã da Europa, bate em Madrid o recorde de vitórias em etapas da Taça do Mundo de triatlo, atingindo o 20.º triunfo.

2011 - O Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, exerce pela primeira vez o direito de veto no seu segundo mandato, devolvendo à Assembleia da República o diploma relativo ao regulamento orgânico da Comissão de Acesso aos Documentos Administrativos.

2016 - Os ministros da zona euro acordam disponibilizar 10,3 mil milhões de euros para a Grécia, no âmbito do terceiro resgate financeiro.

2020 - George Floyd, um afro-americano de 46 anos, morre por asfixia, em Minneapolis (Minnesota), depois de um polícia branco lhe ter pressionado o pescoço com um joelho durante cerca de oito minutos numa operação de detenção, apesar de Floyd dizer que não conseguia respirar. O caso provoca protestos antiracistas e contra a brutalidade policial por todos os Estados dos Estados Unidos da América, manifestações de protesto que alastram a outros países.

Pensamento do dia

Saiba, também, qual o pensamento do dia de hoje, quando se assinala o Dia Mundial do Sapateado, o Dia Nacional dos Jardins, o Dia Internacional das Crianças Desaparecidas, o Dia de África e o Dia Mundial da Tiroide: 

A diferença entre a moral e a política está no facto de, para a moral, o homem ser um fim, enquanto para a política é um meio. Pio Baroja (1872-1956), escritor espanhol