5 Sentidos

'In Charta' para ver no Museu de Electricidade - Casa da Luz

None

O Museu de Electricidade - Casa da Luz inaugura pelas 16 horas desta quinta-feira, 25 de Maio, a exposição colectiva 'In Charta', da autoria dos alunos do 11.º ano, turmas 12.º e 13.º de Artes Visuais, - Disciplina de Desenho A -, da Escola Secundária Francisco Franco.

'In Charta' revela, através de desenhos e ilustrações, histórias pessoais, emoções e reflexões, demonstrando a importância da arte como forma de conexão humana. A mostra estará patente no Museu Casa da Luz até 10 de Junho, com entrada gratuita de terça a sábado, excluindo dias feriados, das 10 às 12h30 e das 14 às 18 horas. 

Paralelamente, os alunos de Artes Visuais da Francisco Franco apresentam uma segunda exposição no Museu de História Natural do Funchal a Exposição. 'Insetos' convida os visitantes a explorar a fascinante e diversificada vida dos insectos através das perspectivas únicas e detalhadas dos jovens artistas. 

No final do ano lectivo, os jovens estudantes irão surpreender com outras unidades de trabalho que serão expostas na Escola Secundária Francisco Franco. A exposição colectiva é coordenada pela professora Isabel Lucas. 

Texto sobre a exposição escrito por Afonso T. H. da Gama

Um Lápis, um Sonho e uma Bola de Papel Amarrotada.

Por enquanto, sinto que descobri o que é aquilo que, de maneira tão ingénua e inocente, apelidamos por Arte. Ela não é nada menos que um espelho: seja este da natureza, do real – do que é; mas também da alma, do invisível – daquilo que fomos, somos e, um dia, seremos.

“Criar” no mundo artístico é sinónimo de arriscar, é dominar as regras do jogo, para, a seu tempo, quebrá-las num momento extraordinário em que o traço de grafite, a mancha de carvão ou até mesmo aquela pincelada de aquarela tornam-se em algo além do que físico: uma Metamorfose entre o mundo visível e o mundo do emocional e do subjetivo.

A mostra presente resulta da chegada dos alunos das turmas 12 e 13, da Escola Secundária Francisco Franco, ao décimo-primeiro ano. Que, como primeiro projeto e unidade diagnóstica, enfrentaram o desafio de, através das diferentes técnicas gráficas e materiais, representar uma realidade banal – a simples folha de papel amarrotado.

Composta por estudos hiper-realistas destas folhas amarrotadas, por “pontes” entre o mundo visível e o mundo do imaginário e por composições que refletem a vida e o trabalho dos artistas Sarah Frances Dias e Guilherme Parente; a exposição pretende dar a conhecer a perceção destes futuros artistas relativamente ao mundo que os rodeia e como estes estabelecem a ponte entre o real e o que há-de ser.

Deste modo, In Charta (latim para “sobre papel”) reúne as criações de 41 alunos de Artes Visuais que, na sua fase diagnóstica do programa de 11.º ano de Desenho-A, desenvolveram os projetos e desenhos expostos, sobre a orientação da professora Isabel Lucas. In Charta é a reunião da realidade com a criatividade e a imaginação juvenil"

Afonso T. H. da Gama