5 Sentidos

Dia Internacional dos Museus assinalado com entradas gratuitas e diversas actividades

None

Os museus tutelados pela Secretaria Regional de Turismo e Cultura, através da Direcção Regional da Cultura (SRTC/DRC), assinalam, amanhã, e como já é habitual, o Dia Internacional dos Museus, com entradas gratuitas e actividades diversas.

O programa das iniciativas abrange espaços localizados em cinco concelhos da Madeira nomeadamente:  Museu Quinta das Cruzes, Universo de Memórias João Carlos Abreu, Casa-Museu Frederico de Freitas, Museu de Fotografia da Madeira – Atelier Vicente’s, Quinta Magnólia – Centro Cultural, Torre do Capitão - Núcleo Museológico e Histórico de Santo Amaro (Funchal), Museu Etnográfico da Madeira (Ribeira Brava), MUDAS.Museu de Arte Contemporânea da Madeira (Calheta), Solar do Aposento (São Vicente) e Solar de São Cristóvão (Machico).

Programa

  • Museu Quinta das Cruzes

O Museu vai estar aberto das 10h00-17h30

Abertura da mostra expositiva 'Flores e Frutos da Madeira. Seleção de gravuras e aguarelas do século XIX', às 10 horas.  Será promovido um ateliê sobre 'As flores do meu jardim', às 10 horas, propõe a exploração educativa da mostra.

Será ainda realizada uma visita à mostra expositiva, 'Flores e Frutos da Madeira. Seleção de gravuras e aguarelas do século XIX' pelas 15h30.

  • Universo de Memórias João Carlos Abreu

Visitas guiadas de 30 em 30 minutos, sendo a primeira às 10 horas e a última às 16 horas.

  • Casa-Museu Frederico de Freitas

A Casa-Museu vai estar aberta das 10h às 19h30, com entradas gratuitas. Ao longo do dia realizam-se diversas visitas guiadas à Casa da Calçada e à casa dos Azulejos.

Sob a designação “Mil e uma coleções”, decorrem as visitas orientadas à Casa da Calçada. Estas visitas decorrem às 11, 13, 15 e 18 horas e têm a duração de 45 minutos.

“Brilhos e Harmonias” designa as visitas orientadas à Casa dos Azulejos.  Estas vistas decorrem às 11h45, 13h45, 15h45 e 18h45 e têm igualmente a duração de 45 minutos.

  • Museu de Fotografia da Madeira - Atelier Vicente’s

O Museu de Fotografia da Madeira vai estar aberto das 10h às 22h e decorrem ao longo do Dia Internacional dos Museus visitas guiadas, cinema e fotografias de estúdio. A Cafetaria do Museu vai estar aberta ao longo de todo o dia.

Visitas guiadas

Decorrem cinco visitas comentadas, com um mínimo de 5 participantes e um máximo de 30.

As visitas decorrem às 12h, 15h, 17h, 18h e 19h30, sendo necessária a inscrição prévia através do telefone 291 145 325.

Fotografias de estúdio

Estão previstas sessões fotográficas no estúdio oitocentista às 11h30, 12h30, 14h30 e 16h30. Os interessados terão de se inscrever na loja do museu no próprio dia ou através do contacto telefónico 291 145 325.

Cinema

Neste dia o Museu disponibiliza uma novidade na Sala Multimédia, um documentário turístico sobre a ilha da Madeira que a Delegação de Turismo da Madeira encomendou à 'Produtora Cinematográfica Francisco de Castro', e que foi realizado por António Escudeiro (1933-2018).

  • Quinta Magnólia – Centro Cultural

O Centro Cultural promove neste dia 18 de maio a conferência 'Música a humanizar os cuidados de saúde', pelas 10h no auditório. Esta conferência tem como orador João da Graça Henriques Carneiro, psiquiatra da Unidade de Psiquiatria do Instituto Português de Oncologia.

  • Torre do Capitão – Núcleo Museológico e Histórico de Santo Amaro

A Torre do Capitão promove visitas guiadas sob a temática “Conhecer a História do Núcleo” das 10h às 12h30 e das 14h às 17h.

  • Museu Etnográfico da Madeira

O Museu promove a Palestra 'MEZINHAS para não azougar' no Jardim do Museu, das 10h às 13h para público em geral. A oradora desta palestra é a Natália Gonçalves Silva, da Direção Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural, que irá apresentar o tema da utilização das plantas na medicina tradicional, com uma componente prática, que incidirá sobre as espécies existentes no Jardim das Plantas Aromáticas e Medicinais do museu.

  • MUDAS.Museu de Arte Contemporânea da Madeira

O MUDAS promove ao longo do dia três iniciativas direcionadas a diferentes públicos onde dá a conhecer o Museu e as exposições patentes ao público.

Visita oficina: 'Uma manhã no museu', às 9h30, direcionada às crianças do pré-escolar.

Visita temática: Património em construção (uma coleção), às 10h, para o público em geral.

Conversa aberta pelas exposições em cartaz, às 15h, para público em geral.

As três atividades são gratuitas, mas solicita-se a inscrição através do telefone 291820900 ou pelo e-mail: [email protected]

  • Solar do Aposento

O Solar do Aposento está aberto das 10h às 17h30 com visitas guiadas orientadas ao espaço edificado, às coleções expostas no Solar e à exposição evocativa da artista plástica Alie Sousa, patente no espaço de exposições temporárias.

  • Solar de São Cristóvão

O Solar de São Cristóvão está aberto num horário alargado das 09h30 às 12h30 e das 13h30 às 21h30. Às 19h realiza-se a Missa Mensal na Capela do Solar, seguindo-se neste espaço, às 20h, o ‘Recital de Cordofones Madeirenses’, pelos alunos do Conservatório Escola Profissional das Artes da Madeira, Eng.º Luiz Peter Clode, com a Direção do Prof.º Roberto Moniz.