5 Sentidos

Palácio de São Lourenço associa-se à comemoração do Dia Internacional dos Museus

None

O Palácio de São Lourenço não é um museu, mas sim uma “coleção  visitável”, de acordo com a Lei-Quadro dos Museus Portugueses, que  reconhece estas instituições com especificidades próprias mas que asseguram uma componente museológica.

As coleções visitáveis partilham com os museus o dever de conservação,  estudo e divulgação dos bens móveis à sua guarda, bem como o empenho em promover o acesso dos visitantes, de forma cada vez mais alargada e qualificada. Neste sentido, o Palácio de São Lourenço, tendo aberto ao público em 1995 um percurso visitável, procura acompanhar as boas práticas museológicas e associa-se à comemoração do Dia Internacional  dos Museus, cujo tema em 2023 é “Museus, Sustentabilidade e Bem Estar”.

Às 11h00 haverá uma visita autónoma ao Palácio e jardins, com entrada livre, sem necessidade de inscrição prévia. A informação sobre o percurso está disponível na App "Palácio de São Lourenço" em Português, Inglês, Francês e Alemão.

Pelas 16h00 realiza-se uma visita orientada ao Palácio e jardins, antecedida da apresentação temática: “Palácio de São Lourenço, uma coleção visitável”, em que será abordado o estatuto de "coleção visitável", bem como o contributo destas instituições para o "bem estar" comum, atendendo à evolução dos museus no séc. XXI. Esta atividade requer inscrição prévia junto do Gabinete do Representante da República para a R.A.M. - Área Museológica do Palácio de São Lourenço (Tel. 291202530 | E-mail: [email protected]).