Madeira

Desemprego e dívida do hospital são números que marcam esta segunda-feira

Entre os números que marcam a actualidade na Madeira, esta segunda-feira, 22 de Maio, o destaque vai para a baixa no desemprego e para a dívida do Estado à Região, relativa à empreitada de construção do Novo Hospital. Destaque também para os estrangeiros, quer os que comparam casa no arquipélago em 2022, quer os que passaram por cá em escala de navio de cruzeiro. Ainda nas 'contas' de hoje entra o investimento num sistema de rastreabilidade instalado nas lotas do Funchal.

Eis a Madeira em números:

9.025

A Madeira tinha perto de 9 mil desempregados no final de Abril de 2023, revelou hoje o IEFP. É o número mais baixo registado desde Novembro de 2008.

Madeira tinha perto de 9 mil desempregados no final de Abril

É o número mais baixo registado desde Novembro de 2008

6 M/€

Desde Novembro do ano passado que a Madeira não recebe do Estado as devidas transferências para a obra do novo Hospital Central e Universitário da Madeira. Nas contas do secretário regional das Finanças, Rogério Gouveia, são já quase 6 milhões de euros de prestações em falta.

Estado já deve “quase 6 milhões de euros” à obra do novo hospital

Rogério Gouveia, secretário das Finanças, nas Jornadas Parlamentares do PSD

51.130€

Foi quanto custou o Fishmetrics’, o sistema de rastreabilidade instalado nas lotas do Funchal, Caniçal, Paul do Mar e Porto Moniz, que permite rotular os diferentes lotes de pescado, associando toda a informação relacionada com a captura, num QR-CODE.

Sistema de rastreabilidade instalado nas lotas do Funchal resultou num investimento de 51,130 mil euros

O ‘Fishmetrics’, um sistema de rastreabilidade instalado nas lotas do Funchal, Caniçal, Paul do Mar e Porto Moniz, permite rotular os diferentes lotes de pescado, associando toda a informação relacionada com a captura, num QR-CODE.

40%

Quase metade das casas na Madeira foram vendidas a estrangeiros em 2022, segundo a Remax, que nota um crescimento nas ilhas superior ao continente. Madeira registou um volume de preços de 85,4 milhões de euros no ano passado.

40% das casas na Madeira foram vendidas a estrangeiros em 2022

Os dados são da Remax que nota um crescimento nas ilhas superior ao continente

694

Quase 700 passageiros chegaram, hoje, ao Funchal a bordo do navio 'Costa Fortuna', que está a realizar um cruzeiro que inclui o Mediterrâneo e as ilhas de Canárias e Madeira.

Quase 700 passageiros chegaram ao Funchal em cruzeiro que inclui o Mediterrâneo

O navio 'Costa Fortuna' chegou ao porto do Funchal esta manhã, com 694 passageiros e 820 tripulantes. Está a realizar um cruzeiro que inclui o Mediterrâneo e as ilhas de Canárias e Madeira