Madeira

Nacional tenta fugir à despromoção

Este é um dos acontecimentos desta Agenda de domingo, 14 de Fevereiro de 2023

O último 11 do Nacional que defrontou e venceu (2-1) o Benfica B, no Seixal.  Foto DR/CD Nacional
O último 11 do Nacional que defrontou e venceu (2-1) o Benfica B, no Seixal.  Foto DR/CD Nacional

O Clube Desportivo Nacional tem hoje a possibilidade de dar um passo decisivo à fuga directa à descida de divisão, sem 'horas extra', quando defrontar um dos candidatos à subida de divisão, os algarvios do Farense, que também tentam a ascensão sem ter de disputar mais dois jogos de paly-off.

O jogo inicia-se pelas 11h00 no Estádio da Madeira e caso o Nacional vença, abre vantagem de cinco pontos para o mais directo adversário a um dos três lugares indesejados, dois da despromoção directa e um do play-off para disputar com um dos clubes da Liga 3.

A 32.ª jornada da Liga Portugal Sabseg já começou e o BSAD empatou (2-2) em casa, dando essa hipótese aos alvi-negros orientados por Filipe Cândido. O treinador disse ontem que "a equipa terá de fazer um jogo perfeito e lutar para somar os três pontos".

Se o conseguir, terá mais dois 'match points' para fazer um ponto que garantirá essa manutenção. Depois de hoje, Nacional joga em casa de outro candidato à promoção directa, o Estrela da Amadora, que luta com o Farense por essa vaga directa à I Liga, em detrimento de um play-off com o antepenúltimo que pode mito bem vir a ser o Marítimo. Os madeirenses terminam a participação nesta edição da II Liga a receber o Académico de Viseu já sem qualquer objectivo nesta época.

É com estes 'caminhos espinhosos' que a Choupana espera hoje receber os muitos nacionalistas que terão a oportunidade de apoiar a equipa nesta época sofrida. A palavra, ou seja o futebol, o esforço e transpiração, mas também a inspiração e, quiçá, a sorte, cabem à equipa.

Outros assuntos em agenda

09h00 - 'III Meia Maratona da Calheta - Alberto Paulo' - Início no Lombo do Coelho (Prazeres), terminando na Av. D. Manuel I (Vila da Calheta)

10h15 às 13h30 - 1.ª etapa do Campeonato Nacional de SUP - Sprints, com entrega de Prémios junto à sede do Ludens Clube de Machico no Porto de Recreio de Machico.

10h30 - Catarina Martins, líder do Bloco de Esquerda, estará em contactos com a população no tradicional Mercado do Santo da Serra.

11h00 às 14h00 - Campeonato Nacional Individual de Pista de Patinagem de Velocidade na Pista dos Prazeres, com a entrega de prémios a decorrer por volta das 16 horas.

13h00 - Marítimo - Sporting de Braga a contar para a Liga BPI feminina, no Complexo Desportivo do Marítimo, em Santo António.

17h00 - 'Concertos da Flor', com Miguel Pires, que actua no Roseiral, no Arco de São Jorge.

17h00 - 'Madeira Flower Collection', segundo dia da passagem de modelos nos Jardins da Quinta Magnólia.

18h00 - Concerto dos Black Dog Blues Band, no âmbito do projecto Música nos Museus, no Museu Henrique e Francisco Franco.

Efemérides

Estes são os principais acontecimentos registados na História neste dia 14 de Maio, o Dia Paralímpico:

1811 - Independência do Paraguai.

1897 - Nasce o compositor, chefe de orquestra e clarinetista de jazz norte-americano Sidney Bechet.

1906 - Estreia-se o bailado "Coppelia", de Leo Delibes, no Reino Unido.

1915 - Revolta liderada pelo Partido Democrático contra o governo da ditadura de Pimenta de Castro. Há duas centenas de mortos e mais de mil feridos. O executivo é demitido.

1917 - Nasce o compositor norte-americano Lou Silver Harrison.

1940 - II Guerra Mundial. Morrem 400 mil civis no bombardeamento nazi da Holanda.

1941 - II Guerra Mundial. 3600 judeus são presos em Paris pelas forças nazis de ocupação.

1945 - É estabelecida a República Democrática na Áustria.

1948 - Termina o mandato britânico na Palestina e é constituído o Estado de Israel. A Legião Árabe da Transjordânia invade os territórios palestinianos e entra em Jerusalém.

1955 - Os países do Leste europeu constituem o Pacto de Varsóvia.

1958 - Manifestações maciças de apoio a Humberto Delgado, candidato da Oposição Democrática à Presidência da República, no Porto.

1973 - É lançada a primeira estação espacial norte-americana Skylab.

1974 - É criada a Associação dos Deficientes das Forças Armadas -- ADFA.

1978 - Os EUA e a China assinam o primeiro acordo comercial, depois de 30 anos de afastamento.

1979 - Início do Programa de rastreio neonatal em Portugal com a primeira colheita na maternidade Júlio Dinis, no Porto.

1983 - A atleta Rosa Mota bate o recorde do mundo dos 20 km em pista, em Lisboa (1:06.55,4 horas).

1986 - Um tribunal jugoslavo condena à morte Andrija Artukovic, responsável pela polícia e pelos campos de concentração nazi na Croácia.

1991 - Reprivatização do jornal Diário de Notícias. Os títulos são adquiridos por cerca de 42 milhões de euros pelo consórcio da Lusomundo.

- Jiang Qing, viúva de Mao Tse-Tung, suicida-se depois de 15 anos de prisão. Tinha 77 anos.

1992 - Inauguração do Museu da Rádio, em Lisboa.

1998 - Morre, aos 82 anos, o cantor, ator e produtor norte-americano Frank Sinatra.

1999 - Valpaços, Quarteira, Póvoa de Santa Iria, Macedo de Cavaleiros e Santa Comba Dão passam a cidade.

2003 - O filósofo Eduardo Lourenço recebe o Prémio da Latinidade da União Latina.

- O filósofo e sociólogo alemão Jurgen Habermas vence o Prémio Príncipe das Astúrias de Ciências Sociais.

2004 - O petróleo atinge o preço mais alto de sempre, 41,22 dólares por barril.

- Morre, aos 71 anos, Jesus Gil y Gil, principal acionista do Atlético de Madrid, antigo presidente do clube, promotor imobiliário e ex-alcaide de Marbella.

2005 - São sepultadas em Díli, Timor-Leste, as últimas 32 vítimas, não identificadas, dos ataques das milícias, em 1999.

- EUA estabelecem restrições à importação de têxteis chineses.

- A nadadora portuguesa Susana Barroso conquista a medalha de prata nos 50 metros costas da Taça do Mundo de Natação de atletas paralímpicos.

2006 - Segunda noite de violência em São Paulo, com ataques a instalações policiais desencadeados pela organização criminosa Primeiro Comando da Capital. Aumenta para 52 o número de mortos.

2008 - O Zenit São Petersburgo conquista a Taça UEFA de futebol, ao derrotar o Glasgow Rangers, por 2-0, na final disputada do Estádio de Old Trafford, em Manchester, Inglaterra

2009 - A fragata portuguesa Corte-Real termina a missão bem sucedida de escolta de um navio das Nações Unidas que transportava bens alimentares para Berbera, no norte da Somália.

2010 - Portugal e Espanha entregam na FIFA o livro da candidatura conjunta ao Mundial de 2018 e 2022 de futebol.

- Morre, aos 66 anos, o fiscalista, professor universitário, comentador político e jurisconsulto José Luís Saldanha Sanches.

2012 - Morre Manuel Reis Santos, vice-presidente da Academia Nacional de Belas Artes, aos 91 anos.

2013 - Três astronautas regressam à Terra a bordo da nave espacial russa Soyuz TMA-07M, que aterrou sem incidentes no Cazaquistão, depois de seis meses de missão na Estação Espacial Internacional, informaram as autoridades russas.

- O Conselho Nacional de Justiça do Brasil legaliza o casamento homossexual. 

2016 - O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, ordena às autoridades que assumam o controlo das fábricas que pararam de produzir e que detenham os proprietários, um dia depois de declarar estado de emergência económica no país.

2017 - Emmamuel Macron toma posse como Presidente da República de França, tornando-se, com 39 anos, o mais jovem chefe de Estado do país.

- O Real Massamá assegura a subida à II Liga portuguesa de futebol, pela primeira vez na sua história, ao vencer a zona sul do Campeonato de Portugal, relegando o Praiense para o 'play-off' de promoção.

2018 - O parlamento da Catalunha elege Quim Torra como presidente do governo regional da região espanhola, que pode assim recuperar o estatuto de autonomia perdido em outubro de 2017 com a tentativa de independência liderada por Carles Puigdemont.

- É inaugurada a embaixada dos Estados Unidos em Jerusalém. A cidade foi reconhecida unilateralmente pelo Presidente norte-americano, Donald Trump, como capital de Israel e a transferência da embaixada instalada até agora em Telavive tinha sido anunciada por Donald Trump a 06 de dezembro.

- Morre, aos 88 anos, Tom Wolfe, escritor e jornalista norte-americano autor de "A fogueira das vaidades".

- Morre, aos 82 anos, William Vance, ilustrador belga de banda desenhada cocriador, com Jean van Ham, da série de culto "XIII".

2019 - O Superior Tribunal de Justiça do Brasil ordena a libertação do ex-Presidente Michel Temer, que poderá responder em liberdade no processo em que é acusado de corrupção.

2020 - O Bangladesh reporta o primeiro caso confirmado de covid-19 nos campos de refugiados rohingyas, onde vive cerca de um milhão de pessoas em pobreza extrema.

2021 - O ex-presidente do Banco Privado Português João Rendeiro é condenado a 10 anos de prisão efetiva.

2022 - A ONU contabiliza mais de 14 milhões de desalojados pela guerra na Ucrânia, incluindo seis milhões de refugiados, e diz tratar-se da pior crise do género na Europa desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945)

- O FC Porto vence na receção ao Estoril Praia, por 2-0, em jogo da 34.ª e última jornada da I Liga portuguesa de futebol, que consagra os 'dragões' como campeões pela 30.ª vez, com recorde de pontos.

Este é o centésimo trigésimo quarto dia do ano. Faltam 231 dias para o termo de 2023.

Pensamento do dia

"Só temos o passado à nossa disposição. É com ele que imaginamos o futuro" Eduardo Lourenço (1923-2020), professor, escritor e ensaísta português.