Madeira

Helena Leal realça aposta numa cidade "mais segura, saudável, consciente e solidária"

None

A vereadora Helena Leal esteve hoje presente nas 33.º Jornadas de Medicina Geral e Familiar da Madeira e Continente, no Hotel Vidamar.  Na sua intervenção, destacou a importância do investimento na saúde e bem-estar da população, não só por serem um "indicador de desenvolvimento social", mas também por ser um "excelente" na medida em que há "retorno", já que, consoante explicou, ao investir na saúde e bem-estar, o Estado reduz os gastos, me cerca de 30%, "nos custos globais com a saúde".

Helena Leal relembrou ainda a aposta municipal – da CMF – numa "política de proximidade", que procura ir ao encontro das "preocupações e necessidades" das pessoas.

Nesse sentido, destacou o que tem sido feito pela autarquia, nomeadamente, a aposta, "de forma continuada e evidente nesta promoção da saúde, de forma transversal a todo o ciclo vital".

Por estas razões, a CMF investe muito na "promoção da actividade física sénior e eventos de sensibilização ao nível da promoção da saúde", isto, naturalmente, enquadrado «na estratégia municipal para o envelhecimento activo e saudável», a que se junta a aposta autárquica na "implementação de uma estratégia municipal para a alimentação saudável, segura e sustentável", bem com o "incremento, significativo, em literacia em saúde (física e mental) desde os mais novos (nas escolas de pré e 1º Ciclos, tuteladas pela CMF) até aos mais velhos".

Refira-se igualmente a "acção transversal a toda a comunidade, em parceria com as escolas, juntas de freguesia e entidades do governo Regional, na sensibilização e prevenção dos comportamentos aditivos, num programa dentro daquela que é a estratégia municipal de prevenção das toxicodependências e comportamentos aditivos".

Em suma, como concluiu, o objectivo "é continuar a construir uma cidade cada vez mais segura, saudável, consciente e solitária".