Madeira

Rede de parceiros alargada do Consórcio Regional para a Intervenção Comunitária

None

Privilegiar uma abordagem global da intervenção comunitária, com o objectivo de tornar as comunidades mais participativas e inclusivas, é um dos principais objevtivos da renovação da Carta de Compromisso assinada, hoje, pelos entidades parceiras do Consórcio Regional para a Intervenção Comunitária (CRIC). 

Após a primeira assinatura, em 2019, à data com a participação de 11 entidades parceiras, a renovação do compromisso de hoje contou com a envolvência de mais quatro parceiros. No total, são já 15 entidades que desenvolvem a sua intervenção junto de 37 Centros Comunitários da Região. Juntam-se assim, o Centro Comunitário Regional, a Associação de Desenvolvimento da Ribeira Brava-ADBRAVA, a Casa do Povo da Camacha e o Centro Social e Paroquial do Carmo.

Segundo a secretária regional da Inclusão e Cidadania, Rita Andrade, o aumento do número de entidades, envolvidas neste compromisso, é “demonstrativo da vontade das instituições em encontrar uma abordagem global de intervenção comunitária, com a promoção de encontros de trabalho que permitem identificar mais facilmente soluções para as várias questões que vão surgindo na sua actividade diária, pela partilha de experiências. Isto permite aumentar a eficácia das atividades desenvolvidas, criar sinergias e economias de escala, realizando atividades que, isoladamente, não seria possível concretizar”, explicou a Rita Andrade, durante o encerramento da iniciativa.

Este consórcio é uma iniciativa do Instituto de Segurança Social da Madeira e surge da necessidade sentida pelas instituições que o integram, de privilegiar uma intervenção comunitária concertada. Rita Andrade terminou com uma palavra de agradecimento a todas as entidades parceiras, nomeadamente “o Instituto de Segurança Social da Madeira, a Investimentos Habitacionais da Madeira, os Centros Comunitários, as autarquias e as Instituições Particulares de Solidariedade Social, pelo trabalho que desenvolvem junto da população, através da dinamização destas respostas sociais”.

A assinatura teve lugar no auditório do Instituto de Segurança Social da Madeira, numa cerimónia que contou com a atuação do coro do Centro de Apoio a Crianças e Jovens de Câmara de Lobos.

Após renovação do compromisso que é hoje assumido, por mais 4 anos, estão reunidas as condições para o desenvolvimento do novo Plano de Ação Integrado do CRIC para 2023, no qual serão definidas as iniciativas que se pretende realizar ao longo do ano, no que diz respeito à qualificação de recursos humanos, à divulgação das atividades, e aos projetos concretos a desenvolver junto das comunidades em que se inserem.