Madeira

É importante limpar os terrenos, alerta a Confiança

None

Os vereadores da Confiança alertam para a importância da Câmara Municipal do Funchal diligenciar campanhas de limpeza de terrenos na cidade como forma de promover a protecção contra riscos de incêndios. Isto tendo em conta choveu muito pouco na Madeira no Inverno passado e que o Verão será quente e seco e que a maioria dos casos de incêndios florestais e rurais devem-se à negligência de proprietários no cuidado que devem ter nos seus terrenos.

“A faixa a limpar, no âmbito da legislação aplicável à Região Autónoma da Madeira é de 30 metros, medida a partir da extrema para o interior do prédio, ao longo de todo o seu perímetro e cabe a todos os cidadãos assumir e praticar comportamentos que contribuam para a diminuição de riscos de incêndio, nomeadamente na gestão do seu património” refere a vereadora Cláudia Dias Ferreira através de uma nota de imprensa. 

Os vereadores da Confiança consideram que a Câmara do Funchal tem a responsabilidade de manter limpas as propriedades do município, bem como sensibilizar toda a comunidade para a necessidade de limpeza de terrenos e os perigos que estão associados a não o fazer.

No contexto de alterações climáticas em que vivemos, referem tem de ser desígnio de todos a prevenção de incêndios rurais ou evitar a sua propagação, ajudando os proprietários, arrendatários, usufrutuários ou entidades que detenham terrenos a assegurar a gestão de combustível, numa faixa envolvente definida por lei.

Reforça a vereadora Claúdia Dias Ferreira que “o município deve adoptar uma atitude pedagógica ao sensibilizar para a necessidade de limpeza dos terrenos, mas especialmente deve ser o primeiro a dar o exemplo dessas boas práticas”.