Madeira

Jovem madeirense denuncia abusos de Anastácio Alves

Padre terá repetido crime com o mesmo rapaz pelo menos cinco vezes, entre 2015 e 2016

None

Jovem confessa que ficou extremamente abalado. Não dormia, não saia de casa, não convivia com pessoas, pensou em suicidar-se.

O jornal português Público avança esta Quinta-feira Santa, 6 de Abril, com o relato do jovem madeirense vítima dos abusos sexuais do ex-padre Anastácio Alves. 

O primeiro crime terá sido cometido, em 2015, na casa dos avós do jovem, que na altura tinha 13 anos. Nos meses seguintes, Anastácio Alves, que mantinha uma longa e forte amizade com a família da vítima, terá repetido os abusos pelos menos quatro vezes. 

O caso terá sido detectado pela Comissão de Protecção de Crianças e Jovens em Risco, quando o padre já estava a prestar serviço em Paris.

O matutino Público revela o caso com base nos relatos da psicóloga do jovem à Polícia Judiciária. Em Maio de 2017, o rapaz terá "aberto a caixa da pandora" à psicóloga na cidade do Funchal.

Primeiro, contou o abuso e como ficou incrédulo por estar a reviver o mesmo. Só mais tarde identificou o alegada agressor como sendo o padre Anastácio Alves, amigo da família há mais de 20 anos, desde que dirigira a paróquia onde a avó era catequista. Público 

O jovem terá enviado, em Junho de 2017, uma carta anónima ao então Bispo da Diocese do Funchal António Carrilho. Na missiva, o rapaz apelava a que o padre Anastácio Alves fosse afastado das suas funções e alertava que outras pessoas poderiam estar a ser vítimas dos abusos sexuais do padre. 

No depoimento do jovem, que actualmente tem 21 anos, é expresso o sofrimento vivido após os crimes do ex-pároco. O rapaz terá ficado sem sair de casa durante um ano. Perdeu diversos anos de escolaridade. Em 2020 ia a caminho do 8.º ano com recurso à telescola. 

"Depois de perceber o que o padre me andava a fazer fiquei muito mal. Não dormia quase nada, estava sempre a sempre a pensar naquilo. Chorava muito, não comia. Dava-me fraqueza nas pernas e alergias. Penses em suicidar-me. E pronto comecei a ter medo de pessoas e por isso deixei de sair de casa. Público

O ex-padre Anastácio Alves é acusado da prática de cinco crimes de abuso sexual de menores na Madeira. O Ministério Público formalizou a acusação em 2022. Anastácio Alves estava em parte incerta desde 2018. Em Fevereiro deste ano cofessou os crimes ao jornal O Observador e apresentou-se na Procuradoria-Geral da República.

Ex-padre Anastácio Alves acusado de 5 crimes de abuso sexual de menores

O Ministério Público acusou formalmente o ex-padre Anastácio Alves da prática de cinco crimes de abuso sexual de menores na Madeira. A informação foi avançada pelo jornal digital Observador e confirmada esta tarde ao DIÁRIO pela coordenadora do Ministério Público na Madeira, procuradora Isabel Dias. A acusação foi à revelia, pois desde 2018 que se desconhece o paradeiro do arguido.

Anastácio Alves já haveria sido investigado por crimes sexuais contra crianças e jovens em 2005 e em 2007. Ambos os inquéritos foram arquivados pelo Ministério Público.