Madeira

Vigília Pascal acontece hoje na Igreja da Sé

None

Neste Sábado de Aleluia, 8 de Abril, a Sé Catedral do Funchal celebra, às 21 horas, o principal e o mais antigo momento do ano litúrgico, a Vigília Pascal, que assinala a ressureição de Jesus. O momento será presidido pelo Bispo do Funchal, D. Nuno Brás.

A celebração é marcada, para os católicos, após o pôr-do-sol dando-se o início fora da igreja com o fogo das velas e do círio pascal, que simboliza a ressureição de Jesus Cristo. Este símbolo será usado durante todo o tempo pascal permanecendo no santuário da igreja e durante todo o ano em baptismos, crismas e funerais, recordando que Jesus Cristo é a luz.

Ao DIÁRIO, o cónego Marcos Gonçalves explicou que a vigília acontece em todas as paróquias e que é o "momento mais alto da celebração da Páscoa", tendo quatro partes: o momento da Luz, o momento da Escuta/Palavra, momento baptismal e a eucaristia.

O momento da Luz é quando o círio pascal entra na Igreja e representa Cristo ressuscitado. As pessoas têm velas que acendem da única chama que é o círio pascal. Depois há o momento da escuta da palavra do Deus, um momento de muitas leituras, a contar toda a história desde a a Salvação até ao Novo Testamento. Depois acontecerá a renovação do nosso baptismo. 
Cónego Marcos Gonçalves.

Na ocasião quatro adultos vão baptizar-se, fazer a primeira comunhão e o crisma. "Estas pessoas fizeram a sua preparação e vão ser baptizadas, crismadas e vão fazer a sua primeira comunhão, são os três sacramentos que, quando as pessoas são adultas, recebem tudo junto. São os sacramentos da iniciação de Cristo", explicou o cónego.

"A maior festa cristã é a Páscoa", afirmou Marcos Gonçalves, acrescentando que apesar de ser celebrada uma vez por ano, esta também é assinalada todos os domingos e sempre que existe missa. "Estamos sempre a celebrar a Páscoa. A Páscoa é sobretudo Cristo vivo, ou seja é acreditar que ele não ficou na morte, que nos congrega, que nos reúne", disse.

Ainda assim, este também é um momento que permite aos fiéis celebrar o encontro com Jesus Cristo e de "redescobrir a comunidade".

 A Páscoa é também uma oportunidade para os cristãos celebrarem uma experiência de encontro com este Cristo que está vivo na Igreja, mas também uma experiência de redescobrir a comunidade. A maioria das pessoas que vai às celebrações são aquelas que vão à missa todos os domingos e algumas até têm o hábito de missa diária. Depois há muitas pessoas que são católicas e não vão à missa, não são muito praticantes, mas que nestas celebrações, pelo menos duas vezes por ano, Natal e Páscoa, vão e participam. Cónego Marcos Gonçalves.

Celebrações como a Páscoa e o Natal atraem muitos cristãos quer sejam assíduos nas eucaristias, quer sejam aqueles que vêm apenas nestas ocasiões especiais. "São celebrações que atraem muita gente e onde também vemos muitos bebés, casais novos, adolescentes, jovens com os pais, universitários que vem das suas faculdades do continente que vêm cá passar a Páscoa e vêm à missa com a família", explicou.

A Páscoa acontece também na Primavera, que é o renascimento da vida. Aquilo que está morto, nasce, as árvores começam a ter folhas, flores e frutos. Não é só a natureza, nós também participamos neste novo nascimento, por isso é um momento alto na nossa vida cristã e da vida humana. Cónego Marcos Gonçalves.

Numa altura em que se fala sobre os abusos sexuais na Igreja Católica, o Cónego Marcos Gonçalves, acredita que este é um momento de "crise" na Igreja.

Questionado se estes escândalos têm impacto na fé e na presença dos cristãos nestas comemorações, Marcos Gonçalves explica que existem duas realidades.

Uma realidade diz respeito a aquelas pessoas que vão à missa todos os domingos, que estão habituadas a estar com os sacerdotes, conhecem os seus padres e, por isso, nós não notamos nas nossas comunidades nada disso. As pessoas vão com a mesma intensidade, com a mesma fé. Ficam tristes é evidente, mas continuam a ir porque o mais importante é Deus. Depois há outra parcela de pessoas que são católicas, mas que já não são tão praticantes e, às vezes, estas coisas fazem com que elas, que já estão afastadas, encontrem mais razões para se afastar. Cónego Marcos Gonçalves.

Outros acontecimentos que marcam a agenda regional do nonagésimo oitavo dia do ano, em que faltam 267 dias para o fim de 2023:

- 15h30 - Jogo da I Liga de Futebol Português entre o CS Marítimo e o FC Arouca, no Estádio Municipal de Arouca;

- 15 horas - Jogo do Campeonato de Portugal de Futebol entre o CS Marítimo B e a AD Machico, no Campo da Imaculada Conceição, no Funchal;

- 16 horas - Jogo do Campeonato de Portugal de Futebol entre o Guarda FC e a AD Camacha, no Estádio Municipal da Guarda;

- 17 horas - Cerimónia de Encerramento da 10.ª Edição do São Vicente Cup a decorrer no Estádio dos Juncos;

Confira as efemérides deste Dia Mundial da Astronomia e Dia Internacional das Pessoas Ciganos:

1153 - Afonso Henriques doa Alcobaça à Ordem de Cister;

1434 - D. Duarte promulga a Lei Mental;

1815 - O primeiro registo de comércio do vinho do Porto da casa Fonseca;

1931 - Levantamento militar nos Açores contra a ditadura portuguesa;

1952 - A PIDE, Polícia Internacional e de Defesa do Estado, encerra a Sociedade Nacional de Belas Artes;

1985 - O dirigente soviético Mikhail Gorbachov assegura que não instalará novos mísseis nucleares na Europa;

1990 - O XV Congresso do PSD reelege Aníbal Cavaco Silva para a presidência do partido;

1993 - O cirurgião Linhares Furtado realiza o primeiro transplante do pâncreas em Portugal, no Hospital da Universidade de Coimbra;

2003 - Guerra do Iraque. Forças norte-americanas abrem fogo contra o Hotel Palestina, em Bagdad. Morrem dois jornalistas;

2003 - É anunciada a criação da marca Vivo no Brasil. A PT fica com 50% e a espanhola Telefónica com os restantes 50%;

2010 - Os Presidentes dos Estados Unidos e da Rússia, Barack Obama e Dmitri Medvedev, respectivamente, assinaram em Praga um novo tratado START, que prevê uma redução considerável dos arsenais nucleares;

2011 - Portugal formaliza junto do Eurogrupo pedido de resgate financeiro. O pacote de ajuda, de 78 mil milhões de euros, é aprovado imediatamente pelos parceiros da zona euro, que reclamam em troca um programa de ajustamento económico a ser cumprido ao longo de três anos;

2020 - Os Mundiais de atletismo, previstos para Agosto de 2021, em Eugene, nos Estados Unidos, são adiados para 2022, para o período entre 15 e 24 de Julho, devido à alteração de datas dos Jogos Olímpicos Tóquio 2020;

2020 - O parlamento aprova em votação final global as propostas do BE e PCP que suspendem os cortes do fornecimento de água, luz, gás e telecomunicações a famílias com quebra de rendimentos devido à pandemia de covid-19;

Parlamento trava cortes de água, luz, gás e telecomunicações

O parlamento aprovou hoje em votação final global propostas do BE e PCP que suspendem os cortes do fornecimento de água, luz, gás e telecomunicações a famílias com quebra de rendimentos devido à pandemia de covid-19.

2020 - São levantadas as restrições à circulação em Wuhan, cidade na província de Hubei, China;

2022 - O Conselho de Ministros aprova um conjunto de novas medidas de emergência direccionadas à contenção do aumento dos preços energéticos e agroalimentares em consequência da guerra na Ucrânia;

Costa anuncia medidas para contenção dos preços da energia e no agroalimentar

O primeiro-ministro anunciou hoje que o Governo vai aprovar já na sexta-feira, logo que estiver em plenitude de funções, um conjunto de medidas para a contenção dos preços dos bens energéticos e agroalimentares.

2022 - A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, entrega ao Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, o questionário para o processo de adesão à União Europeia;

Kiev entrega resposta a formulário de Bruxelas sobre adesão à UE

A Ucrânia entregou hoje a sua resposta formal ao questionário da Comissão Europeia sobre eventual adesão à União Europeia (UE), anunciou o chefe da delegação comunitária em Kiev, considerando que "tempos extraordinários exigem uma velocidade extraordinária".

2022 - A União Europeia aprova o embargo à importação de carvão oriundo da Rússia.

Pensamento do dia:

Não se pode fazer nada sem a solidão. Pablo Picasso (1881-1973), pintor espanhol