Madeira

55 equipas de 11 distritos disputam troféu nacional ‘Dr. Why’

None
Foto Facebook/ Dr. Why Madeira

A ‘noite dos Campeões’, da competição virtual ‘Dr.Why’, acontece hoje, 1 de Abril, na sala azul do Centro de Congressos da Madeira e vai permitir que 55 equipas, de 11 distritos, disputem o troféu de campeã nacional deste jogo de cultura geral.

O ‘Dr. Why’ é um jogo de cultura geral, que se realiza em espaços comerciais como bares, cafés e restaurantes, mas também pode decorrer em empresas, casamentos e até baptizados, onde os concorrentes com recurso a um comando sem fios respondem, em tempo real, a questões.

Ao DIÁRIO, Pedro Gonçalves, impulsionador do jogo virtual aqui na Região, explicou que desde 2016 que se joga, um pouco por toda a ilha, este ‘quizz’, mas em Portugal continental, o jogo existe desde 2012. “O principal objectivo é mesmo trazer uma alternativa de animação aos espaços porque até aqui [em 2016], o que existia, era música ao vivo, karaoke e pouco mais. Esta é uma animação com cultura geral”.

Eu já estava ligado à animação, era DJ, mas já estava um pouco cansado deste tipo de animação e conheci o Dr. Why numa viagem ao continente. Cheguei a um bar que estava completamente cheio, as pessoas estavam com um comando sem fios, a olhar para a televisão e a jogar umas contra as outras e achei imensa piada. Achei que era bom trazer para cá também. Pedro Gonçalves, responsável pelo jogo 'Dr. Why' na Madeira.

A ‘Noite dos Campeões’, que acontece todos os anos, permite às equipas mais acérrimas, espalhados pelo país, concorrer para ganhar o troféu nacional. 

A classificação para esta noite especial decorre durante um ano, onde na altura das inscrições, as melhores equipas do ano anterior têm prioridade sobre as mais recentes, visto existirem limite de lugares.

O Porto foi o distrito anfitrião da edição da 'Noite dos Campeões' do ano passado e, segundo o que Pedro Gonçalves explicou, o critério para escolher o próximo local onde decorrerá o evento estará dependente da equipa que ganhe: "As pessoas que estiveram na 'Noite dos Campeões' no Porto já têm uma ideia de qual será o distrito do próximo ano porque é o da equipa vencedora", explicou Pedro Gonçalves.

A equipa que vencer este ano será a organizadora em 2025 Pedro Gonçalves, responsável pelo jogo 'Dr. Why' na Madeira.

Para hoje, está previsto para as 15 horas a abertura do recinto, altura onde onde serão recepcionados os participantes e onde será realizado o registo das equipas. Às 16h30 vai decorrer a sessão de abertura, seguida de uma 'Ronda de Aquecimento', com 10 perguntas.

Às 17h30 será tempo da 'ronda dos Campeões', onde as equipas terão de responder a 60 perguntas.

Pelas 20h15 será anunciado o próximo distrito a receber a 'Noite dos Campeões 2024'. 

Após a entrega de prémios e agradecimentos, a noite segue com um jantar convívio. A terminar, pelas 22h30, existirá o 'Inter-distritos by Quiz38'.

O evento contará ainda com dois convidados especiais: Claudio Cera, o mentor do jogo em Itália, e Paciullo, actor italiano que dá cara ao anúncio publicitário da marca.

A organização deste evento na Região contou com o apoio de várias empresas regionais, mas principalmente da Associação de Promoção da Madeira. "O parceiro principal foi a Associação de Promoção da Madeira. Depois temos alguns apoios como empresas como a AquiMadeira, Coral, Madeirense Puro e Blandy's Wine Lodge", confirmou. 

Os interessados em jogar e conhecer um pouco mais sobre este 'quizz' só têm de seguir as redes sociais Dr. Why Madeira e acompanhar a agenda ou, em alternativa" instalar a aplicação, registar-se e procurar a agenda a nível nacional", conclui o representante na Região. 

OUTROS EVENTOS REGIONAIS:

08h30 - 6.ª volta à Madeira pelo Caminho Real;

08h50 - Cerimónia do 105.º Aniversário da Batalha de La-Lys 

Cerimónia Religiosa: às 08h50 – Concentração dos Convidados e Sócios (frente à Igreja Matriz da Calheta);

09h00 - Missa de sufrágio pelos combatentes falecidos, presidida pelo  Capelão das FA da RAMadeira, Alferes Marco Abreu;

Cerimónia Militar presidida por Ireneu Cabral Barreto;

10h15 às 10h25 – Concentração das Entidades Convidadas e dos Sócios junto ao Monumento;

10h30 – Início da cerimónia;

11h20 – Fim da cerimónia com Hino da Liga dos Combatentes.

12h00 - Cerimónia de assinatura de protocolos de cooperação entre a Associação Náutica da Madeira, Clube Naval do Funchal e o Iate Clube de Santa Cruz.

12h00 às 13h00 - Walking Football, no Parque Desportivo de Água de Pena 

12h25/14h10/ 15h50/17h30  - Rampa do Porto da Cruz

16h00 - Atlântico Padel Tour

17h00 - CS Madeira - Leça do Nacional da I Divisão em andebol feminino, no Pavilhão da Bartolomeu Perestrelo    

17h00 - XXI Exposição Regional do Limão

18h00 - Concerto Via Crucis, na Paróquia das Eiras - Caniço

18h00 -  Coro de Câmara da Madeira, apresenta o espectáculo pascoal 'Via Crucis', na Igreja das Eiras    

18h30 - Concertos de Quaresma, na Igreja Paroquial de São Roque     

19h00 - Marítimo - Nacional da Liga de Veteranos, no Complexo Desportivo do Marítimo

21h00 - I Encontro de Bandolins de Machico – Padre José Martins Júnior, no Auditório do Fórum Machico.