Madeira

Novos órgãos sociais da ADRAMA tomam posse amanhã

None

Os novos órgãos sociais da Associação para o Desenvolvimento da Região Autónoma da Madeira (ADRAMA) vão tomar posse amanhã, 22 de Março, às 16 horas, numa cerimónia que contará com a presença do presidente do Governo Regional.

A ADRAMA foi constituída, enquanto entidade sem fins lucrativos a 16 de Agosto de 1994, tendo 13 Casas do Povo como outorgantes, nomeadamente as Casas do Povo da Calheta, Campanário, Faial, Ilha, Ponta Delgada, Ponta do Sol, Porto Moniz, Ribeira Brava, Santana, São Jorge, São Roque do Faial e São Vicente.

A Associação surge como resposta a uma oportunidade de trazer para a Região Autónoma da Madeira, mais verbas no âmbito da iniciativa comunitária de desenvolvimento rural, intitulada de programa LEADER II, que vigorou de 1994 a 1999.

Actualmente a ADRAMA abarca a totalidade das 19 Casas do Povo da sua Zona de intervenção.

A área geográfica de intervenção da ADRAMA corresponde ao território dos concelhos de Santana, São Vicente, Porto Moniz, Calheta, Ponta do Sol e Ribeira Brava, numa extensão de 480,4 km2, o que corresponde a 60% da superfície total dos concelhos da RAM.

A ADRAMA enquanto associação de Desenvolvimento local, e entidade de utilidade pública, tem por objeto, cooperar e apoiar as Casas do Povo da sua área de intervenção, na execução das suas atividades e projetos.

Nomeadamente no que concerne ao recurso a fundos comunitários e sua implementação local, como por exemplo na promoção e financiamento dos eventos anuais promovidos pelas Casas do Povo: Festa do Pêro; Mostra Regional do Limão; Exposição Regional da Anona; Mostra do Maracujá, entre outros.

Bem como na organização anual de eventos sociais de valorização do trabalho técnico local, levado a cabo pelas Casas do Povo, como é exemplo do Arraial das Casas do Povo e o Encontro de Centros de Convívio da ADRAMA, que se realiza anualmente, num périplo pelos 6 concelhos, que compõem a zona de intervenção da Associação.