5 Sentidos

São Martinho acolhe música popular do ‘Dancilhas’

O grupo 'Perfusión-Afro-Galego' estreia-se na Madeira no próximo domingo. 
O grupo 'Perfusión-Afro-Galego' estreia-se na Madeira no próximo domingo. , Foto: DR

Na próxima sexta-feira, o Jardim da Junta de Freguesia de São Martinho recebe o ‘Dancilhas’, uma festa “que promove a música e a dança popular, levando os participantes numa viagem através da música e da dança de Portugal e de outros países”.

Esta é uma iniciativa que procura reavivar a prática do baile popular, por meio de danças em roda, em linha, a par ou em grupo.

As portas abrem às 19 horas, com o grupo ‘Velha Guarda’, da Associação Musical e Cultural Xarabanda, composto por Rui Camacho, João Viveiros, Paulo Esteireiro, Helena Camacho, evidenciando a riqueza da cultura tradicional madeirense.

Para sábado estão agendados vários workshops, “onde serão dadas a conhecer as mais variadas danças de toda a Europa, através do ensino do passo-base, da técnica, da postura, da dinâmica e da movimentação”, refere a organização em comunicado.

Nesse mesmo dia, às 20 horas, subirá ‘ao palco’ o grupo ‘Calhaus Folk’, do qual fazem parte Carmina Rodrigues, Mathew Ruiz e Nélio Gonçalves. Este grupo assenta “numa mistura de influências de vários géneros musicais com uma fusão entre a música e as danças tradicionais europeias e do mundo”. Alguns dos temas que irão tocar são originais, outros adaptados de inspiração Trad/Folk.

Logo depois, às 21h30, teremos uma estreia na Madeira. O grupo ‘Perfusión-Afro-Galego’, de Espanha, apresentará uma mistura única, natural e energética da música galega e da dança africana. A organização fala em “espetáculo visual e sonoro, com percussões vibrantes, melodias doces e danças de ambas as culturas fundidas de forma natural que farão o público desfrutar”. Este grupo é composto por Eloy Perez Martinez, Vanessa Pérez Fernandez, Javier Perez Martinez, Roberto Pose Ramos e Sabela Fernándes Monterira.

Este evento é organizado pela Associação Cultural e Recreativa Rodopio Pitoresco, que tem como missão facilitar encontros para a prática e divulgação de música e danças de inspiração tradicional do mundo.