Mundo

EUA mobilizam dois aviões de reconhecimento para a península coreana

None
Foto EPA

Os EUA mobilizaram hoje dois aviões de reconhecimento para vigiar a Coreia do Norte, que disparou dois mísseis balísticos de curto alcance em resposta aos exercícios militares realizados pela Coreia do Sul e pelos norte-americanos.

Segundo 'sites' de monitorização da aviação, o Pentágono acionou hoje dois aviões de vigilância e reconhecimento RC-135.

Os EUA já tinham enviado ontem um outro avião de vigilância após o início dos exercícios 'Freedom Shield', baseados em simulações de um ataque da Coreia do Norte ao sul da península, noticiou a agência EFE.

Os exercícios, realizados em conjunto pelos EUA e Coreia do Sul, durarão até ao dia 23 de março.

Os aliados alertaram que a Coreia do Norte, que prometeu dar uma "resposta sem precedentes" aos exercícios, tem tudo pronto para fazer um novo teste nuclear e alguns especialistas acreditam que o regime pode optar por testar o seu primeiro míssil balístico intercontinental.

Pyongyang disparou hoje dois mísseis balísticos de curto alcance para o Mar do Japão, disse a Coreia do Sul, um dia após o início das maiores manobras conjuntas de Seul e Washington em cinco anos.