Madeira

Filipe Sousa afirma que não vai desistir da cobrança de IMI ao aeroporto

None

O presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz afirma que não vai desistir da cobrança de IMI ao Aeroporto Internacional da Madeira Cristiano Ronaldo e lança duras críticas à postura do Governo Regional, que recorreu da decisão do Tribunal. Este é o tema do 'Ponto de Ordem', habitualmente publicado ao domingo pelo autarca.

No texto, o edil afirma que com a decisão do tribunal para a inscrição do Aeroporto da Madeira na matriz, o que permitiria a cobrança de IMI àquela infraestrutura, acabava-se com "um regime de exceção sem razão de ser, criando justiça em relação a que paga os seus impostos e arrecadando uma importante receita para  o concelho, permitindo  aliviar quem aqui vive mais um pouco dos seus impostos, nomeadamente com nova descida do IMI, que já está à taxa mínima".

Todavia, a manchete de hoje do DIÁRIO dá conta de que o Governo Regional vai recorrer da decisão.

Governo recorre da decisão judicial sobre o Aeroporto

Conheça os destaques do DIÁRIO deste domingo, 26 de Fevereiro

Ora, Filipe Sousa afirma que o executivo não vai desistir "na certeza de que a razão e a justiça desta nossa luta são legítimas, porque pugnamos pelos interesses deste concelho e de quem aqui vive". 

Isto ao contrário do que fazem outros, que têm  vindo a público defender os interesses dos grupos económicos que hoje gerem os aeroportos, em prejuízo das pessoas que trabalham e que cumprem com as suas obrigações de contribuintes. A esses ninguém vem defender com isenções ou descidas de impostos. Filipe Sousa, presidente da CMSC

As críticas dirigem-se também ao vereador eleito pelo PSD, Brício Araújo: "É imoral a atitude de quem assim atua na defesa de grupos empresariais e em prejuízo do povo, mas, mais imoral ainda, é ver deputados, que são simultaneamente vereadores em Santa Cruz, agirem da mesma forma". "Gente, como o  Dr. Brício Araújo, que coloca a mão no peito como sendo defensor desta terra, mas, à  primeira oportunidade, coloca-se do lado dos grandes grupos económicos e do Governo Regional em  vez de defender aqueles que o  elegeram", atira.

O presidente da autarquia afirma ser "imoral" o recurso apresentado pelo Governo Regional. "E depois ainda nos acusam de gastar dinheiro em advogados. Só que gastamos para defender Santa  Cruz, enquanto que o Governo Regional vai gastar para defender não a infraestrutura que dizem ser da Região e portanto isenta de IMI, mas sim os grupos que a gerem neste momento, que  fazem lucro e negócio e que, ao contrário de quem trabalha honestamente, têm benesses e isenções que estão vedadas ao comum dos mortais", refere.

"É nesta política pobre e podre que não me revejo e contra  ela continuarei  a lutar todos os dias", termina.