Madeira

“Em 600 anos de história não há registo de ataques na Madeira”

Foi visto um tubarão na praia da Ribeira Brava, mas não há motivo para preocupação

None

Um tubarão causou surpresa, ontem, ao aproximar-se da costa, na praia da Ribeira Brava. Para melhor perceber este acontecimento, o DIÁRIO falou com o biólogo marinho Manuel José Biscoito, que o caracterizou de “perfeitamente normal”.

Não é habitual que os tubarões se aproximem da costa, mas há tubarões ao largo da Madeira – “Basta visitar o Museu de História Natural do Funchal para os conhecer” – pelo que, de vez em quando, há aproximações. O próprio biólogo lembra que há uns anos o mesmo aconteceu no Porto do Funchal.

Sobretudo, José Biscoito quis transmitir uma mensagem apaziguadora: “Não há motivo para pânico.” Isto porque, a coabitação dos nossos mares com tubarões tem sido, até à data, perfeitamente pacífica. “Em 600 anos de história não há registo de ataques na Madeira”, exalta.

Já a espécie do turbarão é “impossível de precisar”, devido à fraca qualidade da imagem. O que o vídeo transparece é que o animal parece estar desorientado, ou até, possivelmente, doente.

Junto à costa da Madeira é frequente o avistamento de tubarões-caneja, uma espécie costeira e inofensiva, embora seja importante lembrar que se trata de animais selvagens e que se aconselha a não interacção com os mesmos. A nível de espécies oceânicas, existem na Madeira tubarões-brancos, tubarões-azuis, marrachos, tubarões-martelos, e, mais raros, tubarões-frade e tubarões-baleia.

Por enquanto, o avistamento de ontem não é motivo de preocupação. Contudo, José Biscoito avança que, no caso de ser repetido no tempo, deverá ser estudado, para se apurar a sua causa.