País

Mais de 1.800 operacionais combatiam 18 fogos às 23 horas

None
Foto Lusa

Mais de 1.800 operacionais, apoiados por 537 viaturas, combatiam 18 incêndios em Portugal continental pelas 23:00 de hoje, sendo os fogos nos distritos de Santarém e Leiria que estão a mobilizar mais meios de combate, segundo a Proteção Civil.

Os cinco incêndios ativos em Santarém e Leiria estão a mobilizar 1.532 operacionais e cerca de 460 veículos.

Dois destes incêndios começaram na semana passada e chegaram a ser dados como "em conclusão".

De acordo com os dados disponíveis no 'site' da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), consultados pela Lusa às 23:00, o fogo que teve início na quinta-feira na localidade de Cumeada, no concelho de Ourém (Santarém), está a lavrar no concelho de Alvaiázere, já no distrito de Leiria, e é o que mobiliza mais meios: 409 operacionais, apoiados por 125.

O outro incêndio que começou na sexta-feira, na localidade de Vale da Pia, concelho de Pombal (Leiria) está a mobilizar 308 operacionais, com o apoio de 100 viaturas.

Já hoje, às 12:06, deflagrou outro incêndio no concelho de Ourém, na localidade de Cumieira, estando, neste momento, no terreno, 329 operacionais, apoiados por 93 viaturas.

Um minuto mais tarde, às 12:07, foi dado o alerta para um fogo que teve início na localidade de Caranguejeira, no concelho de Leiria, e que está a mobilizar 396 operacionais, apoiados por 117.

Este incêndio já levou a Câmara de Leiria a pedir à população entre as localidades de Figueiras e Mata dos Milagres para se deslocar para o pavilhão dos Pousos ou para o Estádio Municipal e obrigou ao corte da Autoestrada 1 em ambos sentidos, entre Pombal e Fátima, assim como ao encerramento do Itinerário Complementar (IC) 2, em Leiria, e do IC8, entre Pombal e Ansião.

No concelho de Leiria existe ainda outro incêndio ativo, que teve início pelas 13:50, na localidade de Regueira de Pontes. No local estão 121bombeiros, com o apoio de 38 veículos.

Além destes fogos, pelas 23:00 existiam mais 13 incêndios ativos em Portugal continental.

No total dos 18 fogos ativos estão envolvidos 1.856 operacionais, com o apoio de 556 veículos

No entanto, cerca de 300 pessoas já foram retiradas da freguesia de Freixianda, no concelho de Ourém, devido ao incêndio que começou na quinta-feira neste município do distrito de Santarém, informou hoje a ANEPC.

Num balanço feito pelas 19:00 na sede da ANEPC, em Carnaxide, no concelho de Oeiras (Lisboa), o comandante nacional de Emergência e Proteção Civil, André Fernandes, deu conta dos incêndios que ao final da tarde de hoje mais preocupavam as autoridades e da necessidade que houve de fazer algumas evacuações "preventivas", como foi o caso da ocorrida na freguesia de Freixianda.