País

Mais de 1.300 operacionais combatiam 18 fogos activos às 23 horas

None
Foto EPA/Paulo Cunha

Mais de 1.300 operacionais combatiam hoje à noite 18 incêndios ativos por todo o país, apoiados 405 viaturas e um meio aéreo, sendo o de maiores dimensões o que lavra em Ourém desde a tarde de quinta-feira.

De acordo com os dados disponíveis no 'site' da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), consultados pela Lusa às 23:00, combatem o fogo de Ourém, no distrito de Santarém, 664 operacionais, apoiados por 197 veículos e um meio aéreo.

O alerta para este incêndio, que começou na localidade de Cumeada, na freguesia de Freixianda, Ribeira do Fárrio e Formigais, foi dado às 16:37 de quinta-feira.

O presidente da Câmara de Ourém, Luís Albuquerque, disse hoje à Lusa, pelas 16:45, que a situação está "muito complicada" e que o fogo já chegou ao distrito de Leiria.

O segundo que está a mobilizar mais meios é que o deflagrou em Pombal (Leiria) com 239 operacionais e 68 viaturas.

Já o terceiro que mobiliza mais meios é o que deflagrou na quinta-feira em Carrazeda de Ansiães, no distrito de Bragança. Combatem este fogo, já em fase de resolução, 213 operacionais, apoiados por 71 veículos.

Três bombeiros ficaram hoje feridos na sequência do despiste da viatura onde seguiam para combater um incêndio de Maceira, em Leiria, disse à agência Lusa o vereador Luís Lopes.

No total do país, às 23:00, estavam em curso 18 incêndios que mobilizam 1.362 operacionais, 405 viaturas e um meio aéreo.