Festa da Flor Madeira

800 crianças 'escrevem' mensagem de paz no Muro da Esperança

A mensagem de paz que a Madeira deixa ao mundo através do Muro da Esperança é "importante", sobretudo perante a "atrocidade que acontece hoje na Ucrânia". 

"Estamos a ver centenas e milhares de pessoas que se organizam para assistir a uma enorme mensagem que a Madeira deixa ao mundo através da sensibilidade das crianças, que colocam uma flor neste Muro da Esperança, gritando pela paz. Julgo que este é um momento particularmente importante e especial para que esta mensagem seja ouvida e passada perante a atrocidade que acontece hoje na Ucrânia", disse  o secretário regional de Turismo e Cultura, Eduardo Jesus, esta manhã, na Praça do Município, onde decorre o Muro da Esperança, que está integrado na Festa da Flor.

O governante realçou o facto de a festa ficar "diferente" agora sem o uso das máscaras de protecção individual no espaços exteriores.

"Voltamos a ver as pessoas como anteriormente e fica tudo mais brilhante e giro. Nota-se uma grande alegria, que se verifica em diferentes gerações, que é outro aspecto importante nesta festa: encontramos crianças de tenra idade, como encontramos pessoas que são avós ou bisavós dessas crianças. Por isso, é uma festa que junta três, quatro gerações com imensa facilidade e isso também é um sinal importante", frisou. 

O Muro da Esperança juntou cerca de 800 crianças de oito escolas da Madeira.

O momento simbólico contou com a largada de pombos brancos, conforme ilustra o vídeo.

A Festa da Flor arrancou, na passada quinta-feira. Amanhã acontece o ponto alto desta festividade, com o cortejo alegórico, que se realiza, pelas 16h30, com um total de 13 trupes e 1.400 figurantes. 

Eduardo Jesus destacou o "mês recheado de eventos" que irão decorrer a este propósito.