Boa Noite

Perturbante

A consignação do IRS tem aumentado, mas 43% dos contribuintes ainda não o faz

Boa noite!

A percentagem de contribuintes portugueses que consigna 0,5% do IRS tem vindo a aumentar, mas 43% ainda não o faz. A revelação perturbante num País que critica o Estado por não ser pessoa de bem é feita num estudo da GFK que também indica as causas do alheamento.

Entre os que nunca consignaram o IRS, a maior fatia aponta como motivo o facto de não tratar directamente da sua declaração contributiva, o que se percebe num País de grande instabilidade legislativa, de muita iliteracia fiscal e de excessivas burocracias. Outros acham que o gesto solidário tem custos e afecta o valor susceptível de ser reembolsado. Alguns preferem deixar tudo nas mãos do Estado, dando-lhe carta branca na gestão dos impostos quando podiam definir o rumo do dinheiro público.

A consignação do Imposto do Rendimento Sobre Pessoas Singulares permite que qualquer pessoa possa doar 0,5% do IRS liquidado a uma das entidades devidamente validadas pelas Finanças. Isto sem qualquer custo associado, uma vez que a verba indicada é retirada do imposto devido ao Estado.

Este ano há um total de 4.561 entidades, dezenas das quais da Madeira, à espera da solidariedade colectiva. Por isso, se ainda não entregou a declaração anual, ajude quem ajuda. Não seja egoísta e obrigue o Estado a distribuir o que nem sempre dá às IPSS, aos bombeiros ou às associações de apoio a doentes, às instituições de caridade ou às misericórdias, às fundações ou às casas do povo, aos teatros ou aos centros sociais.