Festa da Flor Madeira

Árvore da Esperança decorada no Porto Moniz

None
Foto: DR

No âmbito da Festa da Flor, a Câmara Municipal do Porto Moniz, promove uma iniciativa que visa decorar a Árvore da Esperança.

O objectivo desta actividade passa por juntar miúdos e graúdos na Praça do Lyra, em frente à autarquia, para que possam colocar uma flor na Árvore da Esperança.

“Decorar a Árvore da Esperança é isto mesmo, é pedir por dias melhores. É pedir que se acabem estas guerras que não levam quem quer que seja, com mais ou menos poder, a lado nenhum. Reflitamos e trabalhemos todos em prol da nossa população”, referiu Emanuel Câmara, presidente da Câmara Municipal do Porto Moniz.

O autarca destacou que a autarquia faz "os possíveis, com o seu modesto orçamento, para que se sinta, no Porto Moniz, que as festividades da Festa da Flor são de todos e para todos”.

“A realização da Festa da Flor é, sem margem para qualquer dúvida, um dos maiores cartazes festivos da Região, ainda assim, continuo a insistir que tem de haver uma descentralização de festividades dos centros urbanos para os concelhos mais rurais. É muito importante que as autoridades governamentais desta Região tenham esta consciência e colaborem com as autarquias, pois a trabalhar assim quem fica a perder são os cidadãos dos concelhos que estão mais afastados dos grandes centros e os turistas que nos visitam e que, naturalmente, esperam encontrar este ambiente festivo espalhado um pouco por toda a ilha.” Emanuel Câmara, presidente da Câmara Municipal do Porto Moniz

"O edil portomonizense concretiza, sobre esta falta de colaboração, que a Câmara Municipal de Porto Moniz enviou um ofício à Secretaria Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural a solicitar a cedência de algumas flores que pudessem ajudar à ornamentação do concelho, por ocasião da Festa da Flor", refere o comunicado enviado pela Câmara do Porto Moniz. 

"Qual não foi o nosso espanto quando a resposta que recebemos dizia, cito, ‘(…) não é possível satisfazer o vosso pedido, considerando a indisponibilidade de flores, pela realização da Festa da Flor 2022, na Placa Central, Avenida Arriaga, Funchal’", mencionou o autarca, acrescentando que esta atitude do Governo Regional (GR) é "lamentável" 

Esta é a segunda iniciativa no âmbito da Festa da Flor. A primeira ocorreu no dia 1 de Maio com a distribuição de flores a todas as mães à saída das missas de todas as freguesias do concelho.

No dia 13 de Maio está agenda a actividade 'Uma Flor pela Paz' que pretende, através da população idosa, colocar flores junto à Igreja da Vila do Porto Moniz, acompanhada por uma oração proferida pelo pároco local.

'Minha Terra, Meu Jardim' será o último evento destas festividades. Vai decorrer no dia 20 de Maio e contará com as crianças da Pré-Escolar e 1.º Ciclo da Escola Básica e Secundária com Pré-Escolar e Creche do Porto Moniz. Este evento vai acontecer junto ao jardim da rotunda localizado à entrada da Vila do Porto Moniz.