Madeira

Eduardo Bonal da Silva recebe insígnias da Ordem Nacional de Mérito Francesa

None
Foto Hélder Santos

Foi entregue hoje, na Quinta Magnólia, as insígnias da Ordem Nacional de Mérito Francesa, ao cônsul honorário de França no Funchal, Eduardo Bonal da Silva.

A embaixadora de França em Lisboa, Florence Magin, considera que é “um dia importante” porque o cônsul é “um homem muito importante para a França”, e que “trabalha eficazmente, responde rapidamente às perguntas e a ligação é fácil e de confiança”.

 “A ordem nacional do mérito é uma ordem instituída da General de Gaulle e reconhece os méritos militares e civis de personalidades francesas ou estrangeiras que, neste caso, que tenham um papel na França. O cônsul honorário Eduardo Bonal da Silva é uma personalidade deste tipo. Faz um trabalho enorme, maravilhoso e muito importante para ajudar a comunidade francesa quer seja a comunidade permanente ou turistas na Madeira” Florence Magin, embaixadora da França em Lisboa

Neste caso, o papel do cônsul honorário Eduardo Bonal da Silva é acompanhar “quando há um problema, quando alguém está em perigo e, durante a pandemia, foi muito importante para ajudar turistas franceses que ficaram em quarentena devido à covid-19. Foi um trabalho longo de algumas semanas e foi muito importante para ajudar a aconselhar estas pessoas”, disse a embaixadora.

Eduardo Bonal da Silva vê este reconhecimento como sendo uma “honra”: “Para mim é uma honra a França reconhecer alguém que representa a França na Madeira desde 2009.”

Reconhece-se que nem sempre é fácil o trabalho por ser necessário “desbloquear” algumas situações. Explica que “há trâmites nacionais que são para cumprir” e “existem alguns desbloquear de situações para as tornar mais simples e é uma questão, muitas vezes, de humanidade”.

O cônsul afirma que representa a França com “orgulho”.

Madeira é "apreciada" por franceses

Florence Magin, embaixadora de França em Lisboa, afirma que os franceses “apreciam muito” a Madeira, pois é “muito bonita e muito conhecida”, atraindo várias pessoas daquele país devido à “beleza da natureza e os passeios”.

 Eduardo Bonal da Silva corrobora e acrescentou que a Ilha é “bonita, tem verde, é limpa, fica a 2-3 horas de Paris o que é relativamente curto. E fala-se ainda francês que é algo que o franceses apreciam”. Durante a pandemia “muitos franceses escolheram a Madeira”, disse o cônsul, devido à “boa gestão” da covid-19.

Relativamente à comunidade francesa na Região esta “é pequena”, disse Florence Magin. A maioria são pessoas da “terceira idade” e pessoas que vêm para a Madeira “viver a partir dos seus 50-60 anos e criam empresas”, acrescentou o cônsul.