Desporto

UEFA incentiva apoio ao futebol feminino no licenciamento de clubes

None

A UEFA vai incentivar no licenciamento para as competições europeias de 2023/24 que os clubes apoiem o futebol feminino, de acordo com o regulamento do organismo que rege a modalidade no continente.

Este requisito para disputar as competições europeias masculinas corresponde a uma medida excecional de apoio ao futebol feminino, com a criação de uma equipa, sénior ou de formação, para participar em competições oficiais, o apoio a um clube ou a organização de iniciativas definidas pela federação nacional.

O regulamento de licenciamento e sustentabilidade financeira da UEFA, aprovado na semana passada, em 07 de abril, e que entra em vigor em 01 de junho, tendo em vista o quadriénio 2019-2024, prevê, no seu artigo 21.º, que os clubes 'patrocinem' a vertente feminina, com uma das três ações referidas.

Dos potenciais qualificados para as provas europeias de clubes de 2022/23, ainda não abrangidos por este regulamento, apenas o FC Porto, que lidera a I Liga, Tondela e Mafra, que tal como os 'dragões' disputam as meias-finais da Taça de Portugal, não detêm equipas femininas.

No entanto, estes requisitos são classificados como 'critério B', sendo o seu incumprimento penalizado com multas, com valores por definir, sem impedir a participação nas competições europeias.