Madeira

Secretaria Regional de Inclusão Social e Cidadania promove actividades para Dia do Trabalhador

None
Foto: DR

O Governo Regional, através da Secretaria Regional de Inclusão Social e Cidadania, promove a série de actividades que visam homenagear o trabalhador madeirense.

Este ano, há uma dupla razão para comemorar, pois para além do Dia do Trabalhador, a 1 de Maio comemora-se também o Dia da Mãe. Assim, o programa de atividades assinala as duas datas.

Pelas 10 horas, no Cais 8, Praça do Povo, terá lugar uma Homenagem às Mães Trabalhadoras. Esta é uma actividade organizada pelo Centro Comunitário Regional, em que terá lugar uma aula de dança para mães e filhos, seguida de vários jogos tradicionais, como o pião, lenço, roda, saltar à corda, num momento que se pretende que seja de convívio e diversão, simbolizando uma homenagem todas as mães.

Às 12 horas, o Monumento ao Trabalhador Madeirense, localizado na Avenida Sá Carneiro, torna-se palco do tradicional acto de deposição de flores. Uma cerimónia de homenagem aos trabalhadores madeirenses, presidida pela secretária rfegional de inclusão social e cidadania, Rita Andrade, e que conta com a presença da Direção Regional do Trabalho e Ação Inspetiva, e para a qual são convidados os representantes das Associações Patronais e Sindicais com assento na Comissão Permanente de Concertação Social da Região Autónoma da Madeira. O momento musical ficará a cargo da jovem artista madeirense Júlia Ochôa, que irá entoar o Hino da Região.

Ao longo do dia, vão existir diversas atividades promovidas por associações desportivas, que contam com o apoio do Governo Regional, entre as quais o Grande Prémio 1º de Maio, da Associação de Atletismo da R.A.M., na Ribeira Brava, a 1.ª Prova do Campeonato Regional da Madeira de Motocross 2022, na Pista das Carreiras, Camacha e o Torneio de Futebol “Professor Eleutério d’Aguiar” – Edição 2022 – Comemorativo do 97.º aniversário do Clube Desportivo 1º de Maio.

Após 2 anos de interrupção do formato habitual das comemorações devido à pandemia, é retomado este ano o formato habitual, estando ao dispor da população a zona de lazer do Montado do Pereiro, com zona de picnics.

É destacado ainda o concerto comemorativo do Dia do Trabalhador, agendado para as 20 horas, no Cais 8, Praça do Povo, com a atuação da artista madeirense Vânia Fernandes e da Orquestra de Bandolins da Madeira.