Mundo

Kremlin nega envolvimento em ataque informático contra sites ucranianos

None
Foto AFP

A Rússia negou hoje qualquer implicação nos ataques informáticos ocorridos na terça-feira na Ucrânia e que afetaram sites oficiais do Ministério da Defesa ucraniano, das Forças Armadas e de dois grandes bancos estatais.

"A Rússia não está relacionada com qualquer ciberataque", disse aos jornalistas o porta-voz da Presidência russa (Kremlin), Dmitry Peskov.

"Era previsível que a Ucrânia continuasse a acusar a Rússia de tudo", afirmou ainda o porta-voz, numa altura em que o clima de tensão entre os dois países tem sido intensificado.

As autoridades ucranianas anunciaram na terça-feira que um ataque informático tinha afetado os sites oficiais do Ministério da Defesa e das Forças Armadas da Ucrânia, assim como as atividades 'online' dos bancos Privatbank e Ochtchbank.

O centro governamental para as comunicações estratégicas e a segurança da informação apontou o dedo ao "agressor", sem referir explicitamente a Rússia, num comunicado publicado na sua página na rede social Facebook.

Em janeiro, a Ucrânia já tinha sido alvo de um grande ciberataque contra vários sites governamentais.

As autoridades alegaram então ter provas do envolvimento da Rússia.

Este novo incidente surge numa altura em que intensas ações diplomáticas e a ameaça de sanções levaram a Rússia, suspeita de preparar uma invasão da Ucrânia, a anunciar a retirada de algumas das suas unidades militares concentradas nas fronteiras deste país.