Madeira

Galeria de arte e residência artística reforça oferta cultural em Câmara de Lobos

Projectos integrados na reabilitada Quinta de São João

None

A partir do início do próximo ano Câmara de Lobos verá a oferta cultural reforçada com a abertura ao público de galeria de arte complementada com uma residência artística, instalações hoje inauguradas na Quinta de São João.

A propriedade recentemente adquirida por Aurélio Tavares que, ao longo de mais de 30 anos vem sendo um dos principais empreendedores em energia renovável na ilha da Madeira, é hoje palco de concorrida cerimónia para dar a conhecer o investimento privado que inclui a nova galeria de arte: As 71 obras de pintores modernistas brasileiros em exposição pertencem à colecção pessoal de Aurélio Tavares.

Exposição que só deverá ser aberta ao público quando a residência artística estiver concluída.

“Só faz sentido se existir a residência artística. Infelizmente a residência artística não ficou pronta a tempo – apenas o aspecto exterior”, razão pela qual a galeria só deverá “abrir em Janeiro”. Nessa altura passará a integrar o roteiro oficial, ao dar conta que já há “entendimento com a Secretaria da Cultura para integrar o circuito cultural”.

Outrora explorada como unidade de turismo rural, a Quinta de São João não terá para já essa valência. O objectivo do novo proprietário é mantê-la privada como lugar de refúgio para reunir a família, embora com a valência cultural dentro do perímetro da Quinta.

Para o efeito no anexo que abrigava o antigo lagar está a ser instalada a residência artística.

Já concretizada está a Galeria Lourdes, em homenagem à mãe do proprietário. Tem a particularidade de ter sido construída como ‘bunker’, criada no terreno situado abaixo da moradia. Um “projecto arrojado” por se tratar de construção subterrânea “disfarçada debaixo das vinhas”, diz.

Entre as muitas individualidades presentes nesta inauguração, destaque para o presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, e o presidente da Câmara Municipal do Funchal, Pedro Calado. O ausente presidente da Autarquia de Câmara de Lobos também fez-se representar, mas pelo Vice-presidente, Leonel Silva.