Madeira

ACIF e Câmara de Lobos participaram em encontro em La Palma

None

A ACIF-CCIM e a Câmara Municipal de Câmara de Lobos participaram, esta semana, num Encontro de Cooperação Transnacional Mercamarkt, que teve lugar em Puntagorda, na ilha de La Palma.

O primeiro dia, 9 de Outubro, foi dedicado a visitas institucionais e de campo, destacando-se a recepção promovida pelo Alcalde do Ayuntamento de Puntagorda, a visita ao mercado agrícola, ao centro de formação em agricultura biológica e a diversas plantações agrícolas do município.

Segunda-feira, 10 de Outubro, realizou-se o seminário alusivo ao tema 'Artesanato Tradicional e Contemporâneo', ficando a parte da tarde dedicada ao comité de seguimento do projecto e à reunião de trabalho dos parceiros.

Esta foi o IV Encontro de Cooperação Transnacional Mercamarkt, tendo o primeiro se realizado em Teguise, Lanzarote, em Setembro de 2021, o segundo na Madeira, em Abril de 2022, e o terceiro no Sal e na Praia, Cabo Verde.

O procjeto Mercamarkt é uma iniciativa cofinanciada pelo programa de cooperação territorial Interreg MAC 2014-2020, cujo principal objectivo é aumentar a competitividade dos mercados agrícolas e artesanais e a venda dos produtos locais.

Esta iniciativa conta com 13 parceiros dos Açores, Canárias, Madeira, Cabo Verde e Senegal. Na Região Autónoma da Madeira os parceiros são a ACIF-Câmara de Comércio e Indústria da Madeira e a Câmara Municipal de Câmara de Lobos, sendo o foco de intervenção na RAM o Mercado do Estreito de Câmara de Lobos.