Madeira

Substituição de conduta da Central da Serra de Água condiciona percurso recomendado

Em alternativa foi criado/reabilitado um trilho que permite chegar ao centro da freguesia desde a da zona agora interdita

None

Em causa está o percurso pedestre recomendado n.º 12 - Caminho Real da Encumeada, que liga a Boca da Corrida à Encumeada, passando pelo Curral de João Cão (popularmente designado de Curral Jangão).

O percurso pedestre recomendado que liga a Boca da Corrida à Encumeada ('PR 12 Caminho Real da Encumeada') vai estar condicionado nos próximos meses devido aos trabalhos de substituição da conduta da Central Hidroeléctrica da Serra de Água, no âmbito da empreitada de reabilitação da mesma central.

Por conseguinte, o troço compreendido entre o quilómetro 7,6 e a Encumeada estará temporariamente encerrado à passagem de pessoas, já a partir de hoje, dia 18 de Outubro, e por um período de 18 meses.

Remodelação de 15,38 milhões vai garantir acréscimo de 70% na produção de electricidade

Obra na Central Hidroeléctrica da Serra de Água prevista durar ano e meio

Em alternativa, foi criado um desvio com 6,1 quilómetros que vai permitir chegar ao centro da freguesia da Serra de Água.

Com esta alteração, o percurso que inicialmente tinha uma extensão de 12,5 quilómetros, passará a contar com pouco mais de um km extra, chegando aos 13,7 quilómetros.

Este trilho é bastante procurado por turistas e locais, que têm aqui um percurso que garante uma passagem por uma via de comunicação tradicional - a Estrada Real n. 25 - que ligava São Vicente ao Funchal, atravessando parte do Maciço Montanhoso Central.

Leia aqui as notícias publicadas aquando da inauguração desta central, a 3 de Maio de 1953.