Eleições Autárquicas Madeira

Chega quer ser o mediador entre PS e PSD no Funchal

None

A candidatura do Chega à Câmara do Funchal acredita que será a terceira força mais votada nas eleições de domingo, indicou hoje o cabeça de lista, Miguel Castro, vincando que pretende ser o mediador entre PS e PSD.

"Os eleitores do Funchal têm de interiorizar uma coisa: se for outra vez as duas forças partidárias -- PS e PSD -- na câmara, vão-se digladiar durante todo o mandato e os eleitores serão os que mais sairão a perder", declarou, realçando: "Há que haver ali uma terceira força que medeie os conflitos e que esteja ali em prol dos cidadãos".

O Chega encerrou hoje a campanha eleitoral com uma arruada no centro da capital madeirense, com Miguel Castro a sublinhar que o partido vai respeitar "escrupulosamente" o período de reflexão, no sábado.

"As nossas expectativas são que sejamos a terceira força mais votada e fazemos aqui um apelo final, um apelo ao voto, e que aquelas pessoas que ainda têm dúvidas que nos deem o crédito de quatro anos", declarou.

E reforçou: "Se o Chega for a terceira força mais votada será, com certeza, o mediador entre as duas coligações".

Várias sondagens divulgadas na imprensa regional colocam as coligações Funchal Sempre à Frente (PSD/CDS-PP) e Confiança (PS/BE/PAN/MPT/PDR) a disputar a presidência da autarquia, com percentagens bastante superiores às das restantes sete forças concorrentes.

"Hoje vamos fazer um grande apelo, tanto aqui na rua, como depois nas redes sociais, porque achamos firmemente que as sondagens não são de todo fidedignas", disse Miguel Castro.

O cabeça de lista do Chega afirmou, por outro lado, que a campanha eleitoral constituiu uma "experiência muito gratificante", considerando que a sua candidatura está a "lutar pela causa pública".

"Se todos os políticos, realmente, se interessassem pela causa pública e pusessem a causa pública em primeiro lugar, ou seja, os cidadãos em primeiro lugar, os políticos não envelheciam tanto, seriam muito mais felizes, não eram tão ricos e tinham, sim, uma sociedade muito mais equilibrada, uma sociedade mais rica", declarou.

Nas eleições autárquicas de domingo concorrem à presidência da Câmara Municipal do Funchal o atual presidente, Miguel Silva Gouveia (coligação Confiança -- PS/BE/PAN/MPT/PDR), Pedro Calado (coligação Funchal Sempre à Frente -- PSD/CDS-PP), Edgar Silva (Coligação Democrática Unitária -- PCP/PEV), Bruno Berenguer (JPP), Raquel Coelho (PTP), Duarte Gouveia (Iniciativa Liberal), Tiago Camacho (Livre), Miguel Castro (Chega) e Américo Silva Dias (PPM).

O atual executivo camarário é composto por seis elementos da coligação Confiança (PS/BE/MPT/PDR e Nós, Cidadãos!), quatro do PSD e um do CDS-PP.