Eleições Autárquicas Madeira

PS quer melhorar acessibilidades e dinamizar produção local no Curral das Freiras

None

O candidato do PS à Junta do Curral das Freiras considera fundamental resolver o problema das acessibilidades na freguesia, no que diz respeito às habitações e terrenos agrícolas, que diz estarem “cada vez mais votados ao abandono”.

Para Policarpo Figueira, esta questão coloca em causa a segurança das populações e contribui para o seu isolamento, bem como para a perda de rentabilidade no sector agrícola.

No que diz respeito ao acesso às habitações, o candidato dá o exemplo da Terra-chã de Cima (Cerco), localidade onde "as pessoas se vêem obrigadas a percorrer grandes distâncias para chegar às suas casas, e onde é urgente encontrar uma solução para as habitações mais distantes da estrada."

As pessoas da Terra-Chã têm ficado para trás. Nunca há dinheiro para resolver o problema e ainda por cima, desde a pandemia, deixou de haver o transporte que as deixava mais perto. Como resultado, a distância a percorrer para chegarem às suas casas aumentou ainda mais. Policarpo Figueira, candidato à presidência da Junta do Curral das Freiras

Já no âmbito da agricultura, pretende investir em caminhos agrícolas que aproximem as pessoas dos seus terrenos, evitando o abandono de terras férteis.

Nesse âmbito, o Curral também está esquecido. Garantir a existência de acessos às terras é garantir que os terrenos não são abandonados. Para além de maior produtividade e riqueza, é também uma questão de segurança porque os terrenos são limpos e isso torna a freguesia mais resistente a incêndios. O que é fundamental, porque estamos rodeados de floresta e só temos uma via de saída da freguesia. Policarpo Figueira, candidato à presidência da Junta do Curral das Freiras

Policarpo Figueira acredita que, desta forma, será também possível dar mais condições de trabalho ao sector agrícola e contribuir para a atractividade do concelho, afirmando que cabe à Junta de Freguesia assumir esta responsabilidade, nomeadamente com a preservação das veredas e dos caminhos de água existentes para utilização dos regantes.

“Se preservarmos as nossas levadas, se mantivermos as nossas veredas limpas, se os nossos jardins públicos estiverem cuidados, a freguesia torna-se mais apelativa para quem nos visita, e isso garante também que os nossos estabelecimentos comerciais têm mais gente a frequentá-los.
Policarpo Figueira, candidato à presidência da Junta do Curral das Freiras

A par da resolução destes problemas, pretende investir na dinamização do comércio local através de uma aposta nos produtos. Para o candidato “não se compreende que uma freguesia com uma produção agrícola tão rica não tenha pontos de venda fixos, que permitam aos agricultores venderem os seus produtos directamente ao consumidor." Por esta razão defende a criação de canais de ligação entre os produtores e o público, promovendo uma maior actividade da economia local.

Uma outra medida proposta pelo socialista passa pela resposta à falta de estacionamento: “Neste momento temos muita falta de estacionamento porque tem havido apenas a preocupação em garantir estacionamento para os estabelecimentos comerciais. Que também precisam, claro, mas e quem vive cá e quer usufruir dos nossos espaços públicos?”

O candidato compromete-se a encontrar uma solução para esta questão.

Policarpo Figueira acredita que o Curral das Freiras pode ser uma freguesia mais aprazível, segura e inclusiva, mas que “é preciso fazer os investimentos certos. E nós queremos fazê-los.”