Eleições Autárquicas Madeira

Chega defende medidas para "uniformizar" o concelho do Funchal

None
Foto Facebook

A candidatura do Chega à Câmara Municipal do Funchal defende medidas para "uniformizar" o concelho em termos de igualdades sociais e de oportunidades, afirmou hoje o cabeça de lista, Miguel Castro.

"O Chega pretende que as empresas sejam tão dinâmicas na periferia como no centro", disse, referindo que a maioria das atividades se concentra na baixa e na zona hoteleira, na freguesia de São Martinho, ao passo que as zonas altas são negligenciadas.

Miguel Castro falava no âmbito de uma arruada na freguesia de Santo António, a segunda mais populosa do concelho do Funchal, que se estende até às zonas altas, onde o Chega sinaliza problemas estruturais relacionados com o trânsito e o saneamento básico, bem como sociais, relacionados com o desemprego e a habitação.

"O que o Chega pretende é fazer com que todo o concelho do Funchal seja uniforme, através de igualdades sociais e de oportunidades", disse.

E reforçou: "Tudo se concentra muito na cidade [no centro] e na zona hoteleira de São Martinho. O que nós pretendemos é que o concelho seja todo uniforme e que as pessoas se sintam tão bem a viver em Santo António como a viver na baixa da cidade e em São Martinho."

Miguel Castro considerou, por outro lado, que a população tem vindo a "perder qualidade de vida" e, por isso, muitas pessoas se reveem nas propostas do Chega, embora não o demonstrem publicamente porque "temem represálias".

"Há défice democrático na Madeira", disse, salientando que as "represálias são evidentes e claras".

O cabeça de lista destacou a importância das arruadas, como a que hoje percorreu a Avenida das Madalenas, em Santo António, em hora de ponta, como um modo de "sentir o pulsar" da população.

"É muito importante falar com as pessoas, não só distribuir panfletos, mas também ver e sentir", declarou.

Nas eleições de domingo no Funchal concorrem Miguel Silva Gouveia (coligação Confiança -- PS/BE/PAN/MPT/PDR), Pedro Calado (coligação Funchal Sempre à Frente -- PSD/CDS-PP), Edgar Silva (Coligação Democrática Unitária -- PCP/PEV), Bruno Berenguer (JPP), Raquel Coelho (PTP), Duarte Gouveia (Iniciativa Liberal), Tiago Camacho (Livre), Miguel Castro (Chega) e Américo Silva Dias (PPM).

O atual executivo camarário é composto por seis elementos da coligação Confiança (PS/BE/MPT/PDR e Nós, Cidadãos!), quatro do PSD e um do CDS-PP.