Eleições Autárquicas Madeira

Luís Sousa tem projecto para requalificar Rua Brigadeiro Oudinot

None

"A requalificação dos espaços públicos e torná-los mais acessíveis e mais funcionais para as pessoas, no Centro, na Freguesia da Sé", são uma das apostas de Luís Sousa, no programa que apresentou na sua recandidatura àquela junta de freguesia. 

Para esse efeito, o candidato do 'Funchal Sempre à Frente' adianta já tem o projecto, elaborado por arquitectos da freguesia, "pronto para uma proposta de intervenção sobre a Ribeira de João Gomes-Rua Brigadeiro Oudinot/ Rua do Anadia" e que será "um monumento alusivo à obra do Brigadeiro Oudinot".

"Este projecto que vai dar um novo ar àquela zona e torná-lo, arquitectónica e culturalmente, mais aprazível, inclui a reorganização do tráfego automóvel com a relocalização da inversão de sentido entre as ruas do Anadia e Brigadeiro Oudinot a efectuar-se no extremo norte do tabuleiro existente e também a colocação de mobiliário urbano, tal como bancos em basalto colocados sob pérgolas em estrutura metálica com Buganvílias", explica Luís Sousa.

O recandidato à junta realça que este projecto nasce por ser "necessária uma intervenção, no local assinalado", bem como melhorar "funcional e paisagisticamente uma zona com uma grande carga pedonal e automóvel".

"A criação de um monumento que homenageie o Brigadeiro Oudinot e a importantíssima obra que realizou na Cidade do Funchal, foi também o mote para reorganizar e dar utilização a um espaço visivelmente degradado. O grande número de pessoas que ali aguardam por transportes públicos, passam a dispor de mais uma área de espera, que a exiguidade dos passeios não permite suportar", sustenta.

O monumento (cuja concepção deverá ser da autoria de um artista plástico) será constituído por uma face em cantaria basáltica da região com acabamento semelhante ao das muralhas em pedra das ribeiras e a outra face em betão onde estará impresso (em baixo relevo ou em qualquer outra técnica adaptada ao material) uma homenagem escrita ao Brigadeiro Oudinot.