Eleições Autárquicas Madeira

IL quer que Funchal seja cidade mais atractiva

None

O candidato da Iniciativa Liberal (IL) à Câmara do Funchal, Duarte Gouveia, defendeu hoje a necessidade de aproveitamento dos 70% de água que se perde na rede de abastecimento para a criação de uma cidade mais atrativa.

"Se resolvermos o problema da falta de água, ou seja, da que se está a perder na rede que são cerca de 70%, podemos ter uma arquitetura onde temos mais jardins, mais plantas, paredes verdes, claustros, onde se pode aproveitar o sol e a sombra e ter uma cidade verdadeiramente atrativa como em poucos sítios do mundo existe", declarou o cabeça de lista numa iniciativa da campanha eleitoral às autárquicas de 26 de setembro.

A candidatura do IL no Funchal escolheu hoje a zona da Rua Princesa D.Amélia, na parte hoteleira, que considerou ser uma área da cidade que apresenta um exemplo de "boa recuperação", apontando elementos como a "vegetação e uma arquitetura interessante".

"E achamos que a cidade do Funchal pode ter este modelo de bom ambiente e boa atratividade para os turistas" se for resolvida a situação da perda de água, enfatizou.

Duarte Gouveia argumentou que uma "referência histórica" para o Funchal neste aspeto podiam ser os jardins suspensos de Babilónica" ou, para os mais jovens, a "cidade de Dorne, da 'Guerra dos Tronos'".

Na sua opinião, o Funchal poderia ser "uma cidade onde existem jardins aquáticos, jardins suspensos, vegetação, espaços de sombra de sol, onde se pode aproveitar o clima, viver com grande desfrute deste sol e clima, que é muito apetecível".

O cabeça de lista da IL sustentou ser preciso "tirar partido das características do Funchal para criar um excelente sítio para viver e para os que visitem, fazendo crescer a economia, o emprego e os salários".

Falando sobre as expectativas da candidatura, Duarte Gouveia disse que o partido vai "aceitar o resultado que os funchalenses quiserem dar".

"Estamos preparados para fazer um bom trabalho, para assumir quaisquer responsabilidades que nos queiram dar, mas aceitaremos democraticamente aquela que for a vontade dos funchalenses e esperamos que seja uma vontade bastante liberal", concluiu Duarte Gouveia.

Nas eleições autárquicas de 26 de setembro apresentam-se ao eleitorado no Funchal, o principal e mais populoso concelho da Madeira, nove candidaturas - três de coligações e seis de partidos.

Além de Duarte Gouveia, concorrem à presidência da Câmara do Funchal Miguel Silva Gouveia, pela coligação Confiança (PS/BE/PAN/MPT/PDR), Pedro Calado (PSD/CDS-PP), Edgar Silva (CDU, coligação que integra o PCP e o PEV), Bruno Berenguer (JPP), Raquel Coelho (PTP), Tiago Camacho (Livre), Miguel Castro (Chega) e Américo Silva Dias (PPM).

O atual executivo camarário é composto por seis elementos da coligação Confiança (PS/BE/MPT/PDR/Nós, Cidadãos!), quatro do PSD e um do CDS-PP.