Falta de manutenção gera perigo na vereda Areeiro-Encumeada

A vereda entre o Areeiro e a Encumeada carece, urgentemente, de limpeza e manutenção, em especial entre o Pico Ruivo e a Boca das Torrinhas, pois constitui um péssimo cartaz turístico e um perigo para quem nela transita.

Como todos sabemos, o tempo invernoso costuma provocar grandes alterações nestes trilhos, devido a derrocadas, queda de árvores e aumento da volumetria de algumas delas, por falta de manutenção, o que obriga os caminhantes a saltar obstáculos, a passar fora das veredas e a rastejar, nalguns casos. O que não é normal é o Instituto das Florestas e Conservação da Natureza não fazer a limpeza e a manutenção destes caminhos muito procurados por turistas e madeirenses, em especial na secção Ruivo-Boca das Torrinhas, que deveria estar encerrada, dado o perigo que acarreta neste momento.

Parece que a não realização, em abril, do MIUT, que passa neste trilho, poderá ter contribuído para esta falta de limpeza e de manutenção. O que é certo é que já estamos na época estival, que é a de maior procura desta vereda, e ninguém corrige esta situação. Só passando lá, se conseguirem, é que tomarão consciência do perigo e desleixo existentes nessa secção, onde as urzes mortas e as giestas invadem o caminho.

Ainda bem que, brevemente, haverá a Ultra Madeira e a MIUT, pois, pelos vistos, só estes eventos conseguem contribuir para o zelo desta vereda!

João Sousa