Coronavírus País

Açores com mais 42 novos casos e sem recuperações

None

Os Açores diagnosticaram, nas últimas 24 horas, 42 novos casos positivos de covid-19, sendo 40 em São Miguel, um na Terceira e outro no Pico, decorrentes de 1.003 análises realizadas nos laboratórios de referência da Região.

No comunicado de hoje, a Autoridade de Saúde dos Açores informa que, em São Miguel, um dos 40 novos casos se refere "a um viajante, não residente, na freguesia da Fajã de Baixo, concelho de Ponta Delgada, com resultado positivo à chegada", sendo os restantes casos decorrentes de transmissão comunitária.

Assim, no concelho da Lagoa há 23 novos casos (12 em Santa Cruz, seis no Cabouco, dois no Rosário, dois em Água de Pau e um na Ribeira Chã).

Em Ponta Delgada, foram registados 11 novos casos (dois nos Arrifes, dois no Livramento, dois na Fajã de Baixo, dois nas Capelas, um em São José, um na Covoada e um nos Mosteiros).

No concelho da Ribeira Grande, há quatro novos casos (três em Rabo de Peixe e um na Matriz) e em Vila Franca do Campo há dois novos casos (um em Água de Alto e um em São Miguel).

Na Terceira registou-se um novo caso no Cabo da Praia, de "um viajante, não residente, com resultado positivo ao 6.º dia", segundo o comunicado.

A Autoridade de Saúde refere que, no Pico, há mais um caso nas Bandeiras, concelho da Madalena, "ligado a cadeia anteriormente identificada".

Nas últimas 24 horas não foram registadas recuperações e hoje estão internados 12 doentes com covid-19 (menos um do que no domingo).

Do total de doentes internados, 11 estão no Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada, na ilha de São Miguel.

Um deles está internado em Unidade de Cuidados Intensivos (UCI).

Há ainda uma pessoa internada no Hospital de Santo Espírito da ilha Terceira.

Um caso positivo identificado no comunicado de domingo, na freguesia de Rosto de Cão (Livramento), concelho de Ponta Delgada, "apresentou documentação comprovativa de uma infeção anterior e respetiva recuperação, deixando por este motivo de contar como caso ativo", diz ainda a Autoridade de Saúde Regional.

O arquipélago conta presentemente com 406 casos positivos ativos, sendo 373 em São Miguel, 18 na Terceira, sete no Pico, quatro em São Jorge, três nas Flores e um no Faial.

Estão ativas no arquipélago quatro cadeias de transmissão local primária, sendo duas no Pico e duas na Terceira.

Desde o início da pandemia foram diagnosticados nos Açores 6.752 casos positivos de covid-19, tendo recuperado da doença 6.170 pessoas e falecido 34.

A Autoridade de Saúde Regional adianta ainda que "desde 31 de dezembro de 2020 e até 8 de julho, foram administradas nos Açores 250.705 doses de vacinas contra a covid-19".

Há 129.190 pessoas com, pelo menos, uma dose (53,21% da população) e 121.515 pessoas com vacinação completa (50,05%)", no âmbito do Plano Regional de Vacinação, acrescentou.

A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 4.028.446 mortos em todo o mundo, resultantes de mais de 186,3 milhões de casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o balanço mais recente feito pela agência France-Presse.

A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, uma cidade do centro da China, e atualmente com variantes identificadas em países como o Reino Unido, Índia, África do Sul, Brasil e Peru.