5 Sentidos

CMF adquire obras de arte para incentivar produção artística

'Como um Rio Infinito', de Gonçalo Ferreira de Gouveia Ver Galeria
'Como um Rio Infinito', de Gonçalo Ferreira de Gouveia, DR

A Câmara Municipal do Funchal adquiriu uma obra da exposição 'Onde mora a saudade nos retratos emoldurados no interior da finitude da tua memória' de Carla Cabral, e outra da exposição 'Senhor dos Ultrajes' de Gonçalo Ferreira de Gouveia.

A CMF quer fomentar e incentivar a produção artística, cultivando a ideia de que investir numa obra de arte é investir no  património. A valorização das artes é um instrumento fundamental para o sector cultural, escreve a autarquia em comunicado, sublinhando que tem um papel crucial para o desenvolvimento equilibrado da actividade cultural.

A mostra 'Onde mora a saudade nos retratos emoldurados no interior da finitude da tua memória', da autoria de Carla Cabral, esteve no Museu Henrique e Francisco Franco até  final de Maio. Com um conjunto de dezassete obras com técnica a óleo e colagens, a exposição teve o retrato como mote, tema que tem sido explorado ao longo do percurso da artista plástica. Carla Cabral dedica-se ao retrato/figurativo, envolvendo personagens do seu universo pictórico e vivência. A CMF comprou a obra 'Rosinha, poderia ser só mais um retrato?'.

'Senhor dos Ultrajes' é como se chama a exposição do artista plástico Gonçalo Ferreira de Gouveia e que pode ser vista até 11 de Junho, na Capela da Boa Viagem. Uma mostra de artes visuais que revisita a sensibilidade religiosa em contexto cristão.

Encenada no espaço de uma antiga capela, que por essa via se constitui local privilegiado de diálogo com o sagrado e um enclave adequado à reflexão, a exposição procura responder também a esse ambiente, de um modo sensível e com a subtileza que requerem os tempos. Deste artista, que é também docente na Universidade da Madeira, o município adquiriu a peça 'Como um Rio Infinito'. 

Numa altura em que a Covid-19 e consequentes medidas de contenção afectaram diversas indústrias, e sobretudo a da cultura, a CMF pretende apoiar a recuperação do sector através de vários investimentos e apoios para os profissionais da cultura.

"Uma vez que as artes e a cultura transmitem informação e conhecimentos, é cada vez mais importante impulsionar e revindicar um papel activo da sociedade nas instituições culturais. Investir na cultura é investir na sociedade", destaca a autarquia.