Desporto

Roland Garros: Medvedev, Tsitsipas e Serena imparáveis, Sabalenka eliminada

Foto: EPA/YOAN VALAT
Foto: EPA/YOAN VALAT

O russo Daniil Medvedev, o grego Stefanos Tsitsipas e a norte-americana Serena Williams apuraram-se hoje para os oitavos de final de Roland Garros, segundo 'major' da época, enquanto a terceira pré-designada Aryna Sabalenka foi eliminada.

Numa jornada em que a competição feminina ficou órfã da última das três primeiras cabeças de série, com a derrota da bielorrussa Sabalenka, o russo e número dois mundial Daniil Medvedev somou mais um importante triunfo na 'catedral' da terra batida, desta feita frente ao norte-americano Reilly Opelka.

Medvedev, de 25 anos, precisou de apenas uma hora e 38 minutos no 'court' Suzanne-Lenglen para bater o 35.º colocado no 'ranking' ATP em três consecutivos 'sets', com os parciais de 6-4, 6-2 e 6-4, graças a 28 'winners' e somente 16 erros não forçados.

Garantida a estreia nos oitavos de final no pó de tijolo parisiense, onde poderá alcançar a liderança do 'ranking' mundial caso chegue à final e o sérvio Novak Djokovic não, Daniil Medvedev vai defrontar o chileno Cristian Garín (23.º ATP) no próximo embate.

Assim como o russo, de 25 anos, também o alemão Alexander Zverev não encontrou grandes dificuldades para superar o adversário, o sérvio Laslo Djere (52.º ATP), em três partidas, com os parciais de 6-2, 7-5 e 6-2, em duas horas e oito minutos.

O número seis do mundo salvou três 'set points' no segundo parcial (4-5) e ganhou depois nove dos 11 jogos seguintes para alcançar a 28.ª vitória numa época em que já conquistou dois títulos, o ATP 500 de Acapulco e o Masters 1.000 de Madrid.

O próximo desafio de Alexander Zverev será com o japonês Kei Nishikori, 49.º classificado na hierarquia mundial, que hoje beneficiou da desistência do suíço Henri Laaksonen (150.º ATP), após ter vencido a primeira partida por 7-5.

O grego Stefanos Tsitsipas, um dos principais candidatos ao lote de quatro finalistas em Paris, por sua vez, travou um duelo equilibrado com o norte-americano John Isner (34.º ATP), que acabou por derrotar em quatro 'sets', por 5-7, 6-3, 7-6 (7-3) e 6-1, em duas horas e 38 minutos.

Semifinalista em 2020 e quinto colocado na hierarquia ATP, vai medir forças na fase seguinte do torneio com o espanhol Pablo Carreño Busta (12.º ATP), 'carrasco' do também norte-americano Steve Johnson, por 6-4, 6-4 e 6-2.

Na competição feminina, Serena Williams, três vezes campeã em Roland Garros, em 2002, 2013 e 2015, assegurou a continuidade em prova, ao eliminar a compatriota Danielle Collins (50.ª WTA), em dois 'sets', com duplo 6-4, em uma hora e 25 minutos, depois de recuperar da desvantagem de 1-4 no segundo parcial.

De regresso aos oitavos de final, pela primeira vez desde 2018, a norte-americana, de 39 anos, que figura no oitavo posto no 'ranking' WTA, vai discutir o acesso aos quartos de final com a jovem cazaque Elena Rybakina (22.ª WTA), de 21 anos, naquele que será o primeiro confronto entre ambas.

Já a bielorrussa Aryna Sabalenka, número quatro mundial, foi surpreendida pela russa Anastasia Pavlyuchenkova (32.ª WTAP) e acabou eliminada, por 6-4, 2-6 e 6-0, deixando o torneio francês do Grand Slam sem nenhuma das primeiras três pré-designadas, após as desistências da número um mundial Ashleigh Barty e da japonesa Naomi Osaka, número dois do 'ranking'.