Coronavírus Madeira

Governo britânico confirma exclusão de Portugal da 'lista verde'

País regressa à 'lista âmbar' obrigando viajantes a cumprir quarentena no regresso ao Reino Unido; Ainda não há confirmação sobre se a medida abrange as ilhas

Secretário dos Transportes britânico, Grant Shapps.
Secretário dos Transportes britânico, Grant Shapps., Foto AFP

"Passar Portugal da 'lista verde' para a 'lista âmbar' é uma abordagem que coloca a segurança em primeiro-lugar", de modo a "proporcionar-nos a melhor oportunidade de desconfinarmos domesticamente', afirmou Grant Shapps, o secretário dos Transportes britânico, citado pela BBC.

O Reino Unido confirma, assim, a exclusão de Portugal da lista de destinos seguros, que permite aos britânicos fazerem viagens para o estrangeiro sem terem de cumprir quarentena quando regressam ao país.

O governante justifica a decisão, dizendo que Portugal duplicou o número de infecções desde a última revisão da lista (que é actualizada a cada três semanas).

A contribuir para esta decisão está também o facto da variante indiana - contra a qual "não se sabe ainda se as vacinas existentes são eficazes" - ter sido detecatda em Portugal, alega Shapps.

"Não podemos simplesmente arriscar chegar 21 de Junho [dia em que o primeiro-ministro Boris Johnson quer levantar as últimas restrições dentro de portas] e ter de rever a quarta fase de desconfinamento", reitera o secretário com a pasta dos Transportes, acrescentando que "é preciso um pouco de paciência".

A decisão - primeiramente avançada pelos media britânicos e agora oficializada entra em vigor na próxima terça-feira, 8 de Junho, às quatro da manhã. Ainda não se sabe, todavia, se as ilhas da Madeira e Açores serão abrangidas.

Eduardo Jesus sugere regime de excepção para a RAM caso Portugal deixe 'lista verde'

Reino Unido irá anunciar, hoje, se o país continua a integrar lista de destinos seguros

Erica Franco , 03 Junho 2021 - 14:02