Coronavírus País

Portugal em risco de sair da ‘lista verde’ do Reino Unido

A decisão será anunciada esta quinta-feira e baseia-se no aumento da incidência e no aparecimento de novas variantes

None
Foto AFP

Menos de um mês depois de ter sido admitido, Portugal pode sair da lista de destinos seguros do Reino Unido.

A decisão, que será anunciada esta quinta-feira, dia 3 de Junho, baseia-se no aumento de infecções em Portugal, bem como no aparecimento de novas variantes, nomeadamente a do Nepal que já estará em circulação na Europa.

De acordo com a imprensa britânica, o primeiro-ministro Boris Johnson terá anunciado que “não hesitará” em remover qualquer país da 'lista verde' e voltar a apertar as regras.

Está em vigor no país um sistema de 'semáforo', com três cores diferentes em função do grau de risco do país de origem. Cada cor (verde, âmbar e vermelha) corresponde a regras específicas quanto ao número de testes necessários ou à necessidade de quarentena – ao regressarem ao país no caso dos turistas britânicos.

Há nesta altura doze países na 'lista verde' que permite aos britânicos fazerem viagens para o estrangeiro sem terem de cumprir quarentena quando regressam ao Reino Unido. Desde 17 de Maio, Portugal estava incluído nesta lista.

A lista é actualizada a cada três semanas, esperando-se já hoje uma próxima revisão.

Segundo os dados da Direção-Geral de Saúde (DGS), de quarta-feira, desde 06 de Abril que Portugal não registava um valor tão elevado de novos casos.

O índice de transmissibilidade (Rt) do coronavírus SARS-Cov-2 no país mantém-se em 1,07 (1,08 no continente) e a incidência de casos de infecção (por mil habitantes) aumentou para 66,4 ( a anterior leitura que era de 63,3 casos).

Desde o início da pandemia, em março de 2020, morreram em Portugal 17.026 pessoas.