Madeira

Associação Animad denuncia criação de espécies protegidas por ganância

Em defesa dos animais e da legalidade, os defensores dos animais revelam um negócio que prospera e prolifera à vista de todos nas redes sociais

Fotos DR/Facebook Associação Animad
Fotos DR/Facebook Associação Animad

A Associação de defesa dos animais Animad publicou uma denúncia esta madrugada na sua página de Facebook, onde coloca em cima da mesa o tema sobre a procriação para venda, inclusive de espécies protegidas, como é o caso de uma Corujas das Torres. A venda, frisam, é feita às claras na internet, nomeadamente nas redes sociais, como mostram as fotos publicadas.

"Não, não vale tudo...", começam por referir. "Não devia valer tudo!!! A ganância e o desrespeito pela vida e por todo o seu equilíbrio é dantesco!!", atira o ou a responsável do texto.

"Durante anos, sem que ninguém ligasse aos direitos animais, lutou-se de uma forma primitiva para salvar vidas...", recordam. "Durante anos, meia dúzia de intitulados 'fanáticos', lutavam para que alguns animais sobrevivessem num pântano de falta de índice cultural, numa Ilha que muito tinha a aprender, perante a causa animal!"

E continua: "A situação, com muito trabalho, começou a alterar ano após ano... A princípio, parecia ser para uma evolução positiva mas... não... Evoluiu, não para bem dos animais, mas numa perspectiva de lucro de ganância! Hoje...vale tudo!"

Em sua defesa, a Animad lembra que "associações e privados, lutam e lutaram durante anos para a diminuição da reprodução animal, para um controlo. Recentemente e após muita luta, finalmente o apoio do Governo Regional a associações e o trabalho de algumas Câmaras. Tínhamos tudo para triunfar!!! Temos tudo para sermos uma sociedade evoluída na protecção animal! Mas não...", lamenta.

Assim, "uma vez mais, a espécie Humana, a ganância de exploração voltou a estar na frente e a explorar espécies menos favorecidas!", reforça o lamento. "Hoje, deparamo-nos com uma procriação sem controlo de animais de raça, natural e assistida, criação essa que alimenta privados e empresas a seu belo prazer... Elimina-se os intitulados 'rafeiros' madeirenses e alimenta-se negócios sem escrúpulos!", denunciam uma prática grave, para não dizer criminosa, ainda que sem apontar nomes.

"Tem-nos chegado informações de muitos criadores clandestinos de raças e, muito recentemente, a venda de Corujas das Torres, espécie protegida da RAM importada e produzida em cativeiro", denunciam e mostra as fotos da promoção da venda. "Uma já cá está, com autorização legal, a venda e o comércio de outras aguarda, autorização das entidades responsáveis", assegura.

Mas vai mais longe, ao recordar que "já não bastava a exportação de animais, rafeiros através de associações estrangeiras e locais para fora de Portugal, que move milhares de animais e milhares de euros, agora substituímos os rafeiros por espécies de raça para satisfação de parte de uma sociedade doente e comercializa-se espécies protegidas", aponta.

E termina: "Não... Não vale tudo! Não pode valer tudo!!! Sabem, a nossa voz pode ser insignificante aos olhos e aos interesses de muitos mas, jamais se silenciará! Sabem porque?! Porque para nós, o dinheiro e a ganância é zero!! São eles, os nossos animais, e a sobrevivência natural que nos move! Jamais os interesses e a ganância humana exploratória! Não foi por esta evolução que trabalhamos!"

E promete mais, com um "Até já".