Eleições Autárquicas Madeira

CDU defende criação de um novo Centro Cultural no Funchal

None

Edgar Silva acredita que edifícios públicos da Rua da Carreira “reúnem todas as condições para que possa haver uma nova arquitectura daqueles espaços de modo a criar um novo Centro Cultural.”

A CDU organizou na manhã desta sexta-feira uma iniciativa política sobre os edifícios públicos que se encontram encerrados na Rua da Carreira, no Funchal. Defende que seja garantido uso público e a criação de um novo Centro Cultural ao serviço da cidade e dos cidadãos, através da reconversão destes edifícios.

Para o Centro Cultural serviriam os edifícios públicos onde funcionou, num deles, a Escola da Carreira, a escola de 1º ciclo, no outro o Departamento de Recrutamento Militar, correspondem a espaços contíguos e com áreas amplas, que se estendem até ao outro lado, até à Rua Nova de São Pedro.

“A cidade precisa que se concretize na Rua da Carreira, onde foi a escola, a Casa da Cultura, com uma galeria municipal e com a livraria municipal e outros equipamentos para a fruição cultural. No edifício ao lado, onde tem sido o Departamento de Recrutamento Militar e que foi sede da PIDE/DGS antes da Revolução de Abril, deverá ser concretizado um pólo cultural, com centro interpretativo, sobre a liberdade e a luta pela democracia. Ou seja, num e noutro espaço, em interconexão projectiva, deverá ser efectivado um novo fórum de cultura e de animação cultural para o Funchal e para a Região.” Edgar Silva, candidato da CDU à presidência da Câmara Municipal do Funchal

Para a CDU é “caso de manifesta incúria deixar ao abandono edifícios públicos que a cidade precisa para infraestruturas de dinamização cultural. Quando o Funchal tanto precisa no seu centro urbano de grandes salas para o espectáculo e eventos culturais, lamentavelmente, quer no tempo do PSD à frente do Município, quer no tempo do PS na governação da cidade, tem faltado visão e vontade política para garantir o devido uso público destes edifícios, que tanta utilidade poderão ter para a cidade e para os cidadãos.”

Assim, a candidatura da CDU nestas Eleições Autárquicas defende para o Funchal a criação de um novo Centro Cultural para o Funchal na Rua da Carreira.