Madeira

Tribuna sindical reuniu vários sectores para expor situações de abusos

Assista ao vídeo com as declarações de Alexandre Fernandes, coordenador da USAM.

tribuna sindical
tribuna sindical

 A USAM - União do Sindicatos da Madeira organizou na tarde desta quarta-feira um tribunal sindical onde reuniu vários sectores de actividade da Região para apresentar algumas acusações ao Governo Regional e aos patronatos. 

Em causa está: "O bloqueio à Negociação Colectiva, o bloqueio a aumentos salariais dignos em vários sectores de actividade, e ao aproveitamento da situação de pandemia do COVID-19, por parte do Governo Regional da Madeira e de alguns empresários desta terra, desrespeitando os Acordos Colectivos de Trabalho para retirarem Direitos aos Trabalhadores e promoverem cortes nos salários e despedimentos a seu bel-prazer".

Na reivindicação estiveram presentes os sectores da construção civil, função publica, hotelaria e a Associação das Delegações Sindicais Conjuntas, representados por Diamantino Alturas, Carlos Pereira, Adolfo Freitas e Maria José Fonseca, respectivamente. 

 Diamantino Alturas aproveitou para expor que nunca houve um período tão próspero para a construção civil como agora e questiona ao Governo o porquê do sector estar em crescimento e os salários dos trabalhadores não acompanharem esse avanço. Diamantino protesta o facto de que as empresas não aumentam os salário dos trabalhadores da construção civil desde o ano passado, dando conta que desde o início da pandemia esses trabalhadores só pararam por 14 dias, "trabalham a 100%, trabalham 'como escravos', para enriquecer os empresários", protesta.