Eleições Autárquicas Madeira

Professor ex-militante do PS é candidato à CMF na estreia autárquica da IL

None

Duarte Gouveia foi militante ativo do PS/Madeira durante 20 anos, mas mudou de partido, vestiu a camisola da Iniciativa Liberal e encabeça a sua candidatura estreante à Câmara do Funchal nas próximas eleições autárquicas.

Duarte Paulo Brazão Gouveia é o coordenador da Iniciativa Liberal (IL) na Madeira, sendo membro do partido desde 24 de novembro de 2017, véspera da convenção fundadora desta força política.

Nascido em 02 de novembro de 1974, tem uma vasta experiência política.

O candidato começou no PS/Madeira, estrutura partidária na qual foi secretário-geral (2010-2012) e vice-presidente (2001), e foi deputado na Assembleia Legislativa da região autónoma (2005-2007).

Também desempenhou cargos autárquicos: foi membro da Assembleia Municipal do Funchal e da Assembleia de Freguesia de Santa Maria Maior, bem como vereador em substituição, por alguns meses, no município do Funchal.

Desfiliou-se do PS por sua "livre iniciativa, em maio de 2015".

Também está já habituado às corridas eleitorais pela Iniciativa Liberal: foi candidato nas legislativas regionais de 2019 (segundo da lista) e nas legislativas nacionais de 2019 pelo círculo da Madeira (primeiro da lista).

Com uma licenciatura na área da Engenharia Informática no Instituto Superior Técnico, da Universidade de Lisboa, é docente na Universidade da Madeira (UMa) desde 2019.

Segundo informação do partido, tem uma pós-graduação em Gestão pelo ISCTE e um mestrado em Engenharia Informática pela UMa, e criou uma empresa de desenvolvimento de 'software' em 1997, após concluir a licenciatura. Fez mais de 500 cursos 'online' de nível universitário sobre diferentes áreas de conhecimento.

"Alcançar o melhor resultado de sempre" nesta estreia do partido nas autárquicas é o principal objetivo da sua candidatura, diz.

Duarte Gouveia salienta que como "o IL concorre pela primeira vez vai aceitar com humildade democrática o resultado que os funchalenses queiram dar".

A sua candidatura foi oficialmente anunciada em comunicado, referindo que o partido pretende "disponibilizar uma opção moderada, moderna e liberal neste município do Funchal, onde se perspetiva um confronto de duas frentes, apoiadas por partidos dos extremos do espetro esquerda-direita".

O Núcleo Territorial da Madeira do IL refere que a apresentação da sua proposta eleitoral surge "num contexto em que crescem as ameaças iliberais, a nível local, nacional e internacional".

No seu entender, "a pandemia covid-19 e a crise económica têm levado a sérias ameaças às conquistas dos direitos individuais, das conquistas das liberdades cívicas e políticas que pareciam irrevogáveis, e do incremento das perspetivas autocráticas e autoritárias que pareciam pertencer à História", tanto a nível regional como nacional.

Por isso, "a IL propõe-se aplicar uma perspetiva liberal que alia autonomia municipal com responsabilidade", nestas eleições autárquicas, indica a informação divulgada pelo partido.

Duarte Gouveia foi fundador dos clubes de comunicação Toastmasters e Agora Speakers e presidente da Associação de Voo Livre da Madeira, entre 2012 e 2020.

O executivo municipal do Funchal, composto por 11 elementos, é liderado pela coligação Mudança (PS, BE, PDR e Nós, Cidadãos!) que tem seis vereadores. O PSD tem quatro elementos e o CDS um.

Nas autárquicas de 2017, a coligação obteve 42,05% da votação do eleitorado funchalense, representando 23.377 votos.

O PSD reuniu 32,05% dos votos, o CDS 8,59%, o MPT/PPV/CDC 4.03%, o PCP/PEV 3,62%, o PPM/PURP 2,37%, o PTP 2,23% e o PCTP/MRPP 0,89%.