Madeira

Funchal dinamiza Semana do Ambiente de 30 de Maio a 8 de Junho

None
Foto Shutterstock

A Câmara Municipal do Funchal (CMF) volta a assinalar, na próxima semana, o Dia Mundial do Ambiente, com a dinamização de um conjunto de actividades que irão decorrer entre os dias 30 de Maio e 08 de junho.

"A Semana do Ambiente 2021 visa, uma vez mais, sensibilizar a população para compreender a proatividade ambiental, os desafios ambientais a nível global, e a necessidade de tornar o Funchal uma cidade cada vez mais sustentável", destaca a autarquia em nota de imprensa.

A partir do dia 30 de Maio, estará então patente, na Praça da Restauração, a exposição 'Todos juntos por mais Cidadania Ambiental', que pretende alertar a população em geral para a necessidade de alterar os nossos hábitos, de modo a minimizar o seu impacto no ambiente.

Na segunda-feira, dia 31, após a inauguração oficial da exposição, serão entregues vouchers 'ECO CARTÃO ESCOLA' aos estabelecimentos de ensino que estão incluídas neste projecto da autarquia.

"Esta iniciativa visa incentivar a comunidade escolar a aperfeiçoar as boas práticas ambientais no domínio da gestão de resíduos sólidos - deposição selectiva de resíduos", refere a câmara.

Já o dia 1 de Junho será dedicado à Compostagem Comunitária, com a entrega do composto resultante do projecto que a CMF implementou desde o passado mês de Dezembro no Conjunto Habitacional da Quinta Falcão IV. O compostor comunitário é constituído por 3 unidades de mil litros, sendo que o produto resultante da compostagem será agora  entregue aos participantes nesta iniciativa para que utilizem nas suas hortas/jardins.

Por sua vez, na manhã do dia 2 de Junho, será realizada, na Sala da Assembleia Municipal, a conferência 'Cidadania Ambiental', que terá como oradores convidados: Susana Fonseca, da Associação Sistema Terrestre Sustentável – ZERO; Alex Faria, da Associação Académica da Universidade da Madeira; e Raimundo Quintal, da Associação do Parque Ecológico da Madeira. A participação é gratuita, mediante inscrição através do endereço:

Conferência "Cidadania Ambiental"

No âmbito da comemoração do Dia Mundial do Ambiente, o Município do Funchal irá promover esta conferência com o propósito de alertar o público em geral para a necessidade de estarmos cada vez mais conscientes para a cidadania ambiental em casa, em família, no trabalho e nos tempos livres. Deste modo, o Município do Funchal entende que nunca é demais falar, debater e relembrar que a cidadania ambiental é da responsabilidade de todos e que tem de ser colocada em prática todos os dias, com pequenos e grandes gestos quer a nível individual e também das entidades de decisão.

No mesmo dia, pelas 15 horas, serão entregues, no atrio dos Paços do Concelho, os prémios aos vencedores do concurso de ideias 'Uma Escola, Um Jardim', lançado pelo Departamento de Ambiente.

no dia 4 de Junho, pelas 15 horas, haverá a entrega de cheques solidários ao Núcleo Regional da Madeira da Liga Portuguesa Contra o Cancro e ao Centro da Mãe, resultado da campanha 'A CMF doa 1 € por cada tonelada de resíduos de embalagem enviada para reciclagem', sendo quee cada instituição irá receber 7.569 euros.

As comemorações da Semana do Ambiente 2021 terminam, na Sala da Assembleia da CMF,  no dia 8 de Junho, Dia Mundial dos Oceanos, com uma acção de formação no âmbito da Associação Bandeira Azul da Europa, intitulada 'Preservação de ecossistemas – O papel da Autarquia do Funchal'.