Coronavírus Madeira

Iniciada vacinação dos motoristas de transportes públicos de passageiros da Madeira

Rui Barreto esteve, hoje, no centro de vacinação no Tecnopolo

None

Os motoristas de transportes públicos colectivos de passageiros da Madeira já iniciaram a sua vacinação contra a covid-19. Os secretários regionais da Economia e da Saúde, Rui Barreto e Pedro Ramos, respectivamente, acompanharam, esta tarde, o processo de vacinação.

Os 520 motoristas foram integrados nos grupos prioritários do Plano Regional de Vacinação da Covid-19 por decisão do Governo Regional. Os motoristas de todos operadores de transporte na Região (Horários do Funchal, SAM, Rodoeste, EACL e Moinho Rent-a-car) estão incluídos nesta fase de referenciação para a vacinação do plano regional por serem considerados “serviços críticos”.

Rui Barreto considera que decisão de priorizar este grupo “contribui para a segurança destes profissionais, bem como dos utentes dos transportes públicos”, complementado as medidas de segurança já definidas e implementadas, como é o caso da redução da lotação dos autocarros para 2/3, a obrigatoriedade do uso de máscara a bordo, a desinfeção diária dos autocarros, a disponibilização de álcool gel à entrada e na cabine do motorista e ainda separadores acrílicos que garantem maior proteção aos trabalhadores".

Aliás, indica que "é fundamental, atendendo à importância do sector e à necessidade de o preparar para uma crescente retoma de alguma normalidade”. O secretário da Economia afirma que “no actual contexto económico a vacinação dos motoristas transmite uma imagem de confiança para os utentes da Região e para quem nos visita, sendo uma mais-valia nesta fase da retoma”.

Na ocasião, o responsável pela tutela da Economia enalteceu a “excelente organização e profissionalismo dos enfermeiros e assistentes”, considerando que têm sido “inexcedíveis” nesta fase da vacinação.

O secretário regional enfatizou ainda que “todo o processo de vacinação e monitorização dos utentes está extremamente bem organizado e a decorrer nas melhores condições”.